logotipo TMA Brasil
logotipo TMA Brasil
lupa

Cade permite CSN indicar conselheiros na Usiminas

Capa

Cade permite CSN indicar conselheiros na Usiminas

O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Vinícius Marques de Carvalho, em decisão tomada no fim de semana, autorizou a Cia. Siderúrgica Nacional (CSN) indicar representantes ao conselho de administração da Usiminas na assembleia geral ordinária (AGO) marcada para o dia 28.

A decisão deverá causar discussões na siderúrgica mineira e entre seus acionistas do bloco de controle - Nippon Steel & Sumitomo, Ternium - Techint e Previdência Usiminas. Eles são contrários à presença da CSN por se tratar de concorrente direta da Usiminas no mercado brasileiro de aço plano. Segundo apurou o Valor ontem, os acionistas vão avaliar hoje se vão tomar alguma medida judicial à decisão do Cade.

Carvalho acolheu parecer da procuradoria do órgão e se pautou também em nova petição da CSN, do mesmo dia, pedindo urgência de análise devido ao exíguo prazo até a AGO. O procurador do órgão, Victor Rufino, havia recomendado a flexibilização do impedimento da CSN em usar sua participação acionária - 14,1% de papéis ON e 20,7% de PN - na concorrente.

Desde 2012, a CSN está com seus direitos políticos na Usiminas congelados pelo Cade.

Pela decisão de Carvalho, sem apreciação do colegiado, a CSN foi autorizada a indicar os seguintes nomes, escolhidos por ela: Gesner  Oliveira,  Ricardo Weiss, Wagner  Mar e  Derci  Alcântara. Gesner e Weiss às vagas de minoritários ordinaristas e preferencialistas no conselho de administração - que é formado atualmente por dez membros. O terceiro, para o conselho fiscal. O quarto, suplente.

Economista, Oliveira é ex-presidente do Cade, ex-presidente da Sabesp, entre outras atribuições, e atualmente sócio da GO Associados. Weiss é ex-executivo da Anglo American, ex-diretor-geral da holding Camargo Corrêa S.A. e conselheiro em várias companhias.

Segundo Carvalho, os nomes sugeridos cumprem os requisitos  elencados de independência argumentados pela CSN e que vão exercer "deveres fiduciários com a própria Usiminas". E sem nenhuma ligação com a CSN. Afirmou que terão de assinar termo de compromisso adicional com o Cade. E que para garantir o cumprimento, a AGO terá a presença de um representante do órgão para verificar se não vão ferir os termos do Termo de Conduta assinado pela CSN.

Por esse termo, o órgão havia obrigado a CSN a vender suas ações na Usiminas num determinado prazo (cinco anos), não divulgado. Segundo informações, expira por volta de 2018.

A CSN, em petição de abril, solicitou a flexibilização no Cade para indicar representantes alegando que os atuais conselheiros minoritários não têm feito uma fiscalização adequada da forma como a empresa vem sendo conduzida. A CSN propôs o monitoramento de seus votos em assembleias.

A CSN alegou que a situação do mercado de aço piorou desde que firmou o TAC e cita a disputa societária entre Nippon e Ternium como entrave à recuperação da Usiminas. Segundo o parecer, a questão de governança pode agravar a crise financeira da siderúrgica.

Usiminas e Nippon Steel já manifestaram ao Cade na fase de análise que são contra o pleito da CSN.

Autor(a)
Ivo Ribeiro e Renato Rostás

Newsletter

Tags

# (1)
#CPR (1)
Case (2)
Coesa (1)
crise (2)
CVC (1)
EUA (1)
Light (5)
MEI (1)
OAS (1)
Outros (27)
Paper (2)
STJ (2)
TJ-SP (1)
TMA (1)
Varejo (2)
Chat on WhatsApp