logotipo TMA Brasil
logotipo TMA Brasil
lupa

Conselho TMA Brasil

Conselho de Administração e suplentes

Luiz Fabiano Silveira Saragiotto - Presidente

É Presidente do Conselho de Administração da TMA Brasil (Turnaround Management Association), sócio da Journey Capital - gestora de investimentos especializada em crédito e special situations - e Chief Restructuring Officer (CRO) da Samarco Mineração. Com mais de 25 anos de experiência no mercado brasileiro de Crédito e Estruturação, Fabiano foi chefe da área de Crédito Estruturado no Brasil e chefe de NPLs para America Latina no Deutsche Bank até Jan/2017, trabalhando na originação, estruturação e distribuição de dívidas, assim como trading no mercado secundário de distress loans e bonds.  Antes de entrar no Deutsche Bank, Fabiano passou 19 anos no Bank of America Merrill Lynch, sendo 9 anos na equipe de Special Situations para Am. Latina e 10 anos nas áreas de Corporate e Investment Banking, incluindo M&A advisory, Corporate Finance e Crédito, nas cidades de São Paulo e Miami. Fabiano é formado em Administração de Empresas na Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo-Brasil..

Juliana Hoppner Bumachar - Primeiro vice presidente

É advogada, sócia-titular de Bumachar Advogados Associados, escritório especializado em Recuperação Judicial e Falências há mais de 40 anos no mercado. É Presidente da Comissão Especial de Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência da OAB/RJ e Vice-Presidente da Comissão Especial de Falências e Recuperação Judicial do Conselho Federal da OAB. Professora da Pós-Graduação da FGV Direito Rio. Possui MBA em Direito Empresarial pela FGV. É, ainda, Pós-Graduada pela New York University e pelo MBA Management da PUC-Rio.

Adriana Maria Cruz Dias de Oliveira

Sua atuação tem foco em causas que envolvam situações de insolvência, incluindo recuperações judiciais, falências, recuperações extrajudiciais, reestruturação de dívida, bem como aquisição e venda de ativos relacionados a empresas em crise. Atuou nas mais relevantes recuperações judiciais no Brasil, representando clientes em diversas posições jurídicas, como credores, devedores, administrador judicial, investidor e agente fiduciário. Adriana tem sólida experiência em litígios judiciais e administrativos, com atuação em causas envolvendo contratos de financiamento, derivativos, câmbio, leasing, corretagem e fundos de investimento. 
Graduou-se em Direito na Universidade de São Paulo (2004), mesma instituição na qual obteve seu título de mestre em Direito Comercial (2018). Pós-graduada em Direito dos Contratos pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (2008) e em Business Economics pela Escola de Economia da mesma instituição (2010). Possui LL.M. (2012) e pós-graduação (2016) pela University of New York School of Law. Advogada inscrita na Seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil e no New York Bar, Second Department.

André Chateaubriand Pereira Diniz Martins

Sócio, Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. E Quiroga Advogados, atua na área de Contencioso e Arbitragem, com foco em arbitragem nacional e internacional, contencioso cível e transnacional. Possui forte atuação na área de crédito, representando credores em processos de reestruturação e recuperação de empresas. Como especialista em Arbitragem, integrou, em 2013, a Comissão do Senado Federal para reforma da Lei de Arbitragem e elaboração de anteprojeto da Lei de Mediação. É coordenador da pós-graduação "Arbitragem Comercial e Métodos Consensuais de Solução de Conflitos", da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), e professor da graduação em Direito pela mesma instituição. Foi associado estrangeiro do escritório Baker Botts LLP, em Washington, D.C. (EUA), em 2006. Atualmente é diretor do Comitê Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBAr).

André Moraes Marques

Sócio do Pinheiro Neto Advogados desde 2016, onde integra desde 2002 e trabalha no escritório de São Paulo. Atua nas áreas de Recuperação de Empresas e Falências e Contencioso Civil e Comercial. É formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP 2004) e cursou mestrado em Direito (LL.M.) na Columbia Law School (2013). Trabalhou no escritório americano Cleary Gottlieb Steen & Hamilton, em Nova York, entre 2013 e 2014. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil desde 2005.

Fabiana Bruno Solano Pereira

Sócia da área de Reestruturação de Dívidas e Insolvência desde 2011, do Felsberg Advogados. Atua ativamente na representação de devedores, credores e investidores em reestruturações privadas de dívidas e processos de recuperação judicial, extrajudicial e falências. Em 20 anos de atuação, representou clientes de diversos setores, com destaque para infraestrutura, indústria automobilística, varejo, papel e celulose. Participou dos casos mais relevantes de insolvência do país desde a entrada em vigor da lei 11.101/05, alguns deles vencedores ou finalistas do prêmio Deal of the Year da publicação Latin Lawyer. Teve relevante experiência nos Estados Unidos, onde concluiu seu LL.M e trabalhou com insolvência no White & Case LLP, participando de Chapter 15 e casos envolvendo reestruturações de empresas brasileiras. É representante do Felsberg no Meritas, aliança global de escritórios de advocacia full-service, que inclui mais de 175 escritórios em mais de 70 países.

Fábio Rosas

Fabio RosasFábio Rosas é sócio da prática de Reestruturação e Insolvência do Lefosse. Ele possui extensa experiência em casos judiciais, administrativos e arbitragens, consultoria e mediação empresarial, com foco em recuperação judicial e extrajudicial de empresas, discussões relacionadas ao direito societário, contratos e transações empresariais, financiamentos e contratos bancários. Representa instituições financeiras, credores, financiadores e investidores em reestruturação de dívidas, recuperação de empresas e em fusões e aquisições e negociação de ativos de empresas em recuperação. É formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Gabriel Fernando Barretti

É Associate Partner e co-head da área de Corporate Special Situations (parte da estratégia de FICC) do Banco BTG Pactual, baseado em São Paulo. Coordena e realiza investimentos por meio de diferentes produtos de crédito estruturado (inclusive via equity, mezanino, DIPs em recuperações judiciais) em empresas de diferentes estágios de maturidade e situação financeira (incluindo reestruturações), especialmente nos setores de O&G, telecom, logística e agro. Antes de ingressar na área de Special Situations, foi head de M&A e Renda Fixa no departamento jurídico do BTG Pactual (2010-2020). Sr. Barretti tem MBA em finanças corporativas pela FIA-USP e é graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), onde se formou cum laude (top 1%).

Isabel Picot França

Partner at Galdino & Coelho Advogados, Membro e coordenadora do Capítulo Rio de Janeiro no TMA – Turnaround Management Association – Brasil. Membro e coordenadora do Rio de Janeiro no IWIRC International Women’s Insolvency and Restructuring Confederation – Brasil.
Professora convidada na Fundação Getúlio Vargas – FGV-Rio.
Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2006.
Master of Laws em International Dispute Resolution pela University of London, Queen Mary em 2013.
Fellow pela INSOL – International Association of Restructuring, Insolvency & Bankruptcy Professionals em 2019.

Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi

CEO da Galeazzi Associados, onde entrou como sócio em 2001, com mais de 25 anos de experiência em gestão de empresas. Na Galeazzi, participou de diversos projetos de melhora de performance, reestruturação, e gestão de crises no Brasil e no exterior.
Tendo adquirido experiência em diversas indústrias e segmentos, atuou em empresas de telefonia, energia, saúde, alimentos, indústria automotiva, seguros, varejo, mídia, bancos, calçados, armas, energia, entre outras. Participou em processos de: Due Dilligence; PMI (Post Merger Integration), Fusões e Aquisições (M&A), Financial Planning, Planejamento Estrategico, Processos Orcamentários (Base Zero) e Debt Workout. Luiz também participou ativamente em processos de recuperações judicial no Brasil e no exterior (tanto do lado do credor como do devedor).
Luiz tem experiência em Mediação. Antes de Entrar na Galeazzi Associados Luiz foi Diretor de empresas na Agro-Industria (de 1997 até 2000), Factoring (de 1991 até 1996) e Softwarehouse (de 1985 até 1989). Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas-SP. Luiz é um dos fundadores do TMA onde é Conselheiro. Luiz também participa do Conselho Consultivo da SAA – Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Márcia Yagui

Sócia da By Capital, Executiva Sênior em Finanças Corporativas com mais de 30 anos de experiência na condução de processos de reestruturação operacional e financeira, recuperação judicial e renegociação de dívidas de empresas, avaliação de empresas, operações estruturadas (FIDCs, CRIs, CRAs, IPOs), avaliação e negociação de carteiras de créditos não performados e Fusões e Aquisições.Executiva sênior da KPMG, PwC e Deloitte na prática de Restruturação de Empresas, responsável pela condução de operações emblemáticas de restruturação e renegociação financeira nos setores de Mídia & Telecom, Agronegócios, Varejo, Autopeças, Energia e Logística. 
Líder da prática de avaliação e estruturação de venda de carteiras de crédito não performados (NPLs) para a América Latina na PwC, tendo avaliado e negociado mais de USD 5 bilhões de créditos não performados junto a bancos de investimento, comerciais e desenvolvimento. Head of Pricing de carteiras corporativas da Recovery do Brasil, empresa investida do Banco Itaú e IFC. Forte relacionamento junto a instituições financeiras locais e internacionais, escritórios de advocacia e varas especializadas de Recuperação Judicial.
Membro fundador da Turnaround Management Association (TMA do Brasil). Presidente do Comitê de Cursos e Eventos entre 2011 e 2013 e Presidente da Associação em 2012 e 2013. Membro do Conselho de Administração da TMA desde 2015.
Professora e coordenadora dos cursos de especialização em Turnaround e Recuperação Judicial de Empresas no Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) desde 2011. Palestrante em diversos eventos locais e internacionais sobre o mercado de restruturação e créditos não performados.

Osana Maria da Rocha Mendonça

Sócia responsável por Insolvency – KPMG T&R, Osana tem acumulado experiências nas áreas de Controladoria e Direito Preventivo das áreas Cível e Comercial, bem como em serviços de litígio e forenses desde 2000. Como gerente do Departamento Forense desenvolveu investigação de fraude em todos os setores da indústria, instituições financeiras e administração pública, rastreamento de ativos, laudos periciais, assistência técnica em Arbitragens e Ações Judiciais. Desde 2010 atua na área de Restructuring em projetos de reestruturação e administração judicial.Formação e qualificação técnica Advogada e Técnica em Ciências Contábeis e Membro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo e da OAB. É Membro do Conselho de Examinadores de Fraude - Certified Fraud Examiners (CFE). Possui especialização em Direito Societário pelo IBMEC.

Renata Martins de Oliveira Amado

Sócia na MACHADO, MEYER, SENDACZ E OPICE ADVOGADO, especialista na prevenção e resolução de conflitos perante o Poder Judiciário, órgãos públicos e renomados Centros de Arbitragem nacionais e internacionais, e em reestruturação e recuperação de créditos e empresas.
Atua em disputas envolvendo Direito Falimentar, Administrativo, Civil, Comercial, Ambiental, Minerário, Consumerista, Aeronáutico, Bancário, Imobiliário, Societário e questões ligadas a compliance.
RECONHECIMENTOS RECENTES: Chambers & Partners Brazil: Contentious: Bankruptcy/Restructuring (2021-2022) | Chambers Latin America: Reestruturação e Insolvência (2020-2021) | The Legal 500: Resolução de Disputas: Contencioso e Reestruturação e Insolvência como "Next Generation Partners" (2017, 2021) | Leaders League: Falências (2020-2022) | Latin Lawyer 250: Contencioso e Reestruturação e Insolvência (2018, 2020-2021).

Renato Luiz de Macedo Mange

Sócio Fundador, Mange Advogados, graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1974. Inscrito na OAB/SP sob n.º 35.585. Ex-Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo-AASP (1995/96). Especializado há mais de 40 anos em direito falimentar. Consultor jurídico de instituições financeiras. Membro de Comissões examinadoras do Projeto da Lei de Falências e Recuperações (Lei 11.101/05) constituídas pela Ordem dos Advogados do Brasil-SP e Instituto dos Advogados de São Paulo. Ministra aulas e palestras sobre Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência em diversas entidades públicas e privadas. Sua atuação foi destacada pela “Chambers & Partners - Latin America” como referência na área. Indicado como “leading lawer” pela “Legal 500 – Latin America”.

Rodrigo Osegueda Mattos

Managing Director da Alvarez & Marsal Brasil. Possui mais de 20 anos de experiência em fusões e aquisições (M&A), projetos de financiamento, reestruturações, renegociações e disputas contratuais, além de dar suporte à implantação de projetos de infraestrutura, principalmente em setores regulados. Antes de ingressar na A&M, o Sr. Mattos foi sócio de escritórios de advocacia de primeira linha no Brasil. Mais recentemente, foi Deputy General Counsel da OSX Brasil SA, responsável pela coordenação e negociação de diversas linhas e contratos financeiros, contratos de construção de infraestrutura e contratos de fornecimento de plataformas offshore de petróleo e gás (EPCs e EPCIs). O Sr. Mattos também liderou a estratégia jurídica para a reestruturação da OSX Brasil, incluindo diversas renegociações de contratos e finanças. Participou de projetos de destaque no Brasil, como as negociações e disputas sobre o controle societário da Brasil Telecom, o mais importante caso de disputa societária e takeover no Brasil, além de participar de algumas das primeiras reestruturações casos sob a estrutura legal relativamente nova (por exemplo, Casa & Vídeo). Liderou esforços de negociação e procedimentos arbitrais em projetos de infraestrutura, além de diversos processos de M&A para fundos de private equity. Atuou anteriormente como sócio de Brasil Pereira Neto Galdino e Macedo e Mundie e Advogados, associado sênior de Vieira Rezende Barbosa e Guerreiro e associado internacional de verão de Robinson, Silverman, Aronsohn e Berman (agora Brian Cave) em Nova York. É bacharel em direito pela Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio e mestre em direito (LL.M em direito de compras governamentais) pela The George Washington University em Washington, DC. Ele é fluente em português, inglês e espanhol e tem um conhecimento prático de francês.

André Taidy Amoroso Suguita - Suplente

15 anos Managing Director at Bank of America - Merrill Lynch.
EAESP – FGV (Fundação Getúlio Vargas), São Paulo, Brasil Graduado em Dez 2002.

Joice Ruiz Bernier - Suplente

Mestre em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo FDUSP (2014). Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo FDUSP, com ênfase em direito empresarial (1993). Sócia do escritório AJ Ruiz. Administradora Judicial. Membro e conselheira do TMA Brasil. Autora do livro “Administrador Judicial na Recuperação Judicial e na Falência”.

 

 

Luciana Santos Celidonio - Suplente

Sócia do escritório BMA Advogados na área de Reestruturação e Insolvência e Solução de Conflitos. Ex-sócia do Tauil & Chequer - Mayer Brown, formada pela PUC/SP, com pós-graduação em direito societário na FGV/SP, LL.M na Georgetown University e é mestranda em Direito Comercial na USP. Integra a Comissão de Direito Bancário da OAB SP e diferentes comitês na TMA (Turnaround Management Association) Brasil, faz parte da Comissão de Direito Falimentar do IASP e da Comissão do Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação de Empresas – IRB. Membro do International Insolvency Institute – III.

Marcelo Barbosa Sacramone - Suplente

Sócio do Sacramone & Orleans e Bragança Advogados, Professor de direito empresarial no curso de graduação e do mestrado em direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), nos cursos de pós-gradução da Escola Paulista da Magistratura (EPM), do IBMEC e do Insper. Doutor e Mestre em direito comercial pela USP. Advogado e parecerista. Ex - juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo. Autor do livro “Comentários à Lei de Recuperações de Empresas e Falência”, 2ª. ed, pela editora Saraiva.

Rafael de Amorim Fritsch - Suplente

Sócio e Gestor da Root Capital, 23 anos e experiência em crédito distressed e HY, trabalhou no JPMorgan, Bank of América e Deutsche Bank / Arrowgrass, CIO JGP Credito (2011-2015). Rafael Possiu graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e MBA com mérito pela London Business School.

 

 

Conselho Fiscal e suplentes


Raphael Nehin Corrêa

Sócio nas áreas de Resolução de Disputas e Reestruturação e Insolvência do Lefosse. É especialista em contencioso e arbitragens com ênfase em questões de direito civil comercial e societário, incluindo os setores bancário/financeiro, infraestrutura, entre outros. Também foca sua prática na área de reestruturação, insolvência e recuperações judiciais. Além disso, assessora bancos e fundos na concessão de empréstimos pós-concursais (debtor-in-possession and exit financing) e na concessão de financiamentos para aquisição de ativos em reestruturações de dívidas (aquisition financing). Além disso, representa clientes em processos administrativos perante a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).  Graduou-se em Direito pela USP (Universidade de São Paulo) e obteve seu LL.M. pela Columbia University. Possui experiência como associado internacional no escritório Fried, Frank, Harris, Shriver & Jacobson em Nova Iorque.

Tamires Endringer 

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Vila Velha (2011) e especialização em Perícia Judicial Cível e Trabalhista pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte (2013). Atualmente é Coordenadora Acadêmica da Faculdade PIO XII - Cariacica. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

 

 

Washington Luiz Dias Pimentel Júnior

Advogado, Especialista em Estruturação, Reorganização e Planejamento Societário, M&A, Turnaround, Reestruturação e Recuperação de Empresas. Possui Formação em Educação Executiva em M&A e Recuperação Judicial de Empresas.

 

 

 

Luiz Gustavo Bacelar - Suplente

Mestre em Direito Econômico pela PUCSP, especialista em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialista em Interesses Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público. Advogado especializado na área jurídica empresarial, focada da restruturação empresarial (turnaround), direito falimentar, bancário, contencioso cível e empresarial, tendo atuado em inúmeros casos de recuperação judicial desde a promulgação da lei. Membro da TMA Brasil e do Instituto Nacional de Direito Recuperacional. Autor de diversos artigos jurídicos sobre recuperação judicial, publicados em periódicos especializados, além de ter participado e organizado diversas palestras e seminários na área.

Marcelo Lamego Carpenter - Suplente

Sócio do Escritório de Advocacia Sérgio Bermudes. Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 1996. Altamente recomendado em Bankruptcy/Restructuring e Dispute Resolution pelos principais rankings jurídicos: Chambers & Partners, The Legal 500, Leaders League, GRR 100 – Global Restructuring Review, Latin Lawyer 250, Análise Advocacia 500, entre outros. Integrante do corpo de árbitros do CBMA.

 

Thomas Dulac Müller - Suplente

Sócio do Cesar Peres Advocacia Empresarial, com atuação nas áreas de direito societário, falência e recuperação de empresas. Mestrando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul. Especialista em Direito Tributário pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Escola Superior do Ministério Público e da Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seções de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

Conselho CONSULTIVO

Thomas Felsberg

Formação: Universidade de São Paulo, Faculdade de Direito (1966), Columbia University (New York - 1970). Fundou a prática que está hoje consolidada no escritório Felsberg Advogados. . Autor de uma extensa lista de livros e artigos em português e em inglês, tem participado ativamente como conferencista em congressos e conferências em várias partes do mundo. Thomas Felsberg é é reconhecido por publicações como Latin Lawyer e Chambers como advogado líder de insolvência no Brasil. Ele participou dos comitês de redação responsáveis pela elaboração da atual lei de falências e recuperação de empresas. Thomas Felsberg é o primeiro membro brasileiro da American College of Bankruptcy e é membro do Comitê Executivo primeiro do International Insolvency Institute, ocupando uma das suas vice-presidências.é tambem também filiado à INSOL International e a outras entidades nacionais e internacionais. Felsberg é membro fundador e ex-presidente do Conselho da Turnaround Management Assotiation do Brasil (TMA Brasil). Nascido em 25 de julho de 1943, São Paulo, SP, Brasil. Admitido na OAB em 1966 - OAB/SP nº 19.383 Áreas de Atuação: Recuperação de Empresas/Reestruturação Financeira, Arbitragem e Financiamento de Projetos e Mercado de Capitais.

Alexandre Camara

Alexandre Camara é responsável pela área de Special Situations do BTG Pactual, onde gerencia posição proprietária em Corporate Turnaround, distressed Assets, Litigation Finance e Non Performing Loans. Exerce cargo de conselheiro do Banco Pan e na Enforce, cia do Grupo especializada em recuperação de ativos estressados. Camara ingressou no Pactual em 2003 e tornou-se sócio da BTG em 2008. Bacharel em Engenharia Elétrica pela PUC-RJ, recebeu seus 2 MBAs em Finanças e em Direito da Economia e Empresa pela FGV-RJ. Antes do Pactual, foi Diretor de Credito do Banco Prosper e responsável pela área de High Yield Corporate Credit do Banco BBM.

Luis Fernando V. de Paiva

Sócio de Pinheiro Neto Advogados. Mestre em direito das relações sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Integrou a Comissão Interministerial que deu Redação Final à Nova Lei de Recuperação de Empresas e Falências. Membro do Conselho de Administração do IBR - Instituto Brasileiro De Estudos De Recuperação De Empresas e Ex-membro do Conselho de Administração da INSOL -International Association of Restructuring, Insolvency & Bankruptcy Professionals e Fundador da TMA Brasil - Turnaround Management Association. Autor de Diversos Artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e exterior sobre Direito Falimentar.

Renato Carvalho Franco

Renato Carvalho Franco tem 30 anos de experiência em gestão, finanças, reestruturação de empresas e M&A. É sócio fundador da Íntegra Associados, tendo participado de vários projetos de reestruturação, fusões e aquisições e situações especiais, incluindo Eneva (ex-MPX), Parmalat, Grupo Itaú (área industrial), Gradiente, Coimex, Daslú, Infinity Bio-Energy, entre outros. Renato foi vice-presidente dos conselhos da Telemig e Tele Norte e membro dos conselhos da Telet e Americel. Foi Presidente da TIW do Brasil Ltda., e assessorou a presidência da holding canadense da Telesystem International Wireless - TIW na negociação de suas participações societárias na Telemig, Tele Norte, Americel, Telet e W-Aura, representando um investimento de cerca de USD 500 milhões. Anteriormente à TIW, Renato trabalhou na área de fusões e aquisições como diretor do Bank of America no Brasil e foi superintendente da área de Fusões e Aquisições do Unibanco tendo participado de diversas transações de M&A como a Cia. Vale do Rio Doce, Philco, Batavo, Etti. Também foi Gerente Financeiro da Promon Tecnologia e Auditor Sênior da Price Waterhouse. Renato é membro do World Presidents Organization (YPO-WPO) e membro do Conselho de Administração do TMA – Turnaround Management Association. Renato é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado, possui MBA pela American Graduate School of International Management – Thunderbird, Arizona, EUA e participa regularmente de seminários para Presidentes em Harvard Business School e na London Business School.

Sérgio Werther Duque Estrada

Sócio fundador da Valormax Consultoria Administrativa e Financeira, empresa cuja origem data de 1998, e que atua prioritariamente em M&A, Turnaround e Recuperação Judicial de empresas. Foi diretor executivo da área de Fusões & Aquisições e Privatizações do BankBoston no Brasil; diretor da área de finanças corporativas da Socimer do Brasil (Socimer Group of Switzerland); diretor do Banco JP Morgan Chase; e assessor da presidência do BNDES. Como conselheiro, atua ou atuou no Grupo UNP de ensino superior; no MIS e no Paço da Artes (SP); na Newmark Frank; e no TMA (instituição da qual é membro fundador e foi vice presidente do conselho). Na área acadêmica, como professor, ministrou na Escola Superior de Propaganda e Marketing o curso "Introdução ao Mercado Financeiro, além de participar como palestrante de inumeros cursos e seminários. Formado em administração pela Fundação Getulio Vargas, tem pós graduação em finanças pela PUC-Rio, e MBA pela New York University (Stern School of Business).

Chat on WhatsApp