Adriana Pugliesi, Professora de Direito Empresarial na FGV-SP

Adriana Pugliesi, Professora de Direito Empresarial na FGV-SP

Doutora em Direito Comercial, Faculdade de Direito da USP (2012). Mestre em Direito Comercial, Faculdade de Direito da USP (2009). Bacharel em Direito pela USP (1989). Advogada na área de Direito Empresarial. Professora do Curso Direito Empresarial (Societário Lato-Sensu), promovido pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais – IICS-CEU, desde 2007. Professora do Curso de Direito Empresarial pelo Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da FGV Direito SP (FGV LAW), na cidade de São Paulo, desde 2008. Professora do Curso de Especialização em Direito Empresarial lato sensu da EPM – Escola Paulista da Magistratura, desde 2014. Publicação: “Direito falimentar e preservação da empresa”, Editora Quartier Latin, São Paulo, 2.013. Associada fundadora do IBR – Instituto Brasileiro de Recuperação de Empresas em Crise.

Bruno de Queiroz, Sócio da Galeazzi & Associados

Bruno de Queiroz, Sócio da Galeazzi & Associados

Diretor Executivo da Galeazzi, trabalhando em projetos de melhoria de performance e restruturação em empresas do segmento de mídia, serviços financeiros, indústria da construção civil, serviços educacionais, indústria sucroalcooleira, dentre outras. Anteriormente trabalhou em empresas na indústria da construção civil e serviços financeiros. Administração de Empresas pela PUC-RJ, MBA Executivo em Administração de Empresas pelo Insper, Certificação em mediação pela Harvard Law School; Membro da TMA – Turnaround Management Association Brazil

Cássio Cavalli, Sócio Cavalli Advogados

Cássio Cavalli, Sócio Cavalli Advogados

Advogado especializado em direito contratual, direito societário recuperação de empresas e falência. Fundou o Cássio Cavalli Advogados para atuar com independência e agilidade como parecerista, árbitro e consultor. Possui vinte anos de experiência como professor de direito comercial e privado, é professor dos cursos de graduação e de mestrado na prestigiosa FGV Direito SP, onde leciona as disciplinas de organização, financiamento e reorganização de empresas. Antes de ingressar na FGV Direito SP, foi professor por 10 anos na graduação e no mestrado da FGV Direito Rio de Janeiro. É Doutor e Mestre em direito e palestrante em conferências nacionais e internacionais. Integrou o Grupo de Trabalho do Ministério da Fazenda encarregado da elaboração da Reforma da Lei de Recuperação de Empresas e Falências, e do Grupo de Trabalho IBRE/FGV que redigiu o anteprojeto da Lei Complementar 159/2017, sobre o Regime de Recuperação Fiscal dos Estados; membro suplente do Grupo de Trabalho do Ministério da Economia encarregado de conduzir a avaliação do Doing Business do Banco Mundial. É membro e conselheiro de administração da Turnaround Management Association – TMA; membro e conselheiro de administração do Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação de Empresas (IBR-USP); membro e ex-vice-presidente da Comissão de Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência da OAB-RJ nos triênios 2013-2015 e 2016-2018; expert em direito concursal do Ibero-American Institute for Law and Finance; membro das Comissões de Direito Empresarial e de Mercado de Capitais da OAB-RJ; do INSOL International; e do Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAr. É autor de diversos livros e artigos sobre direito societário, obrigacional e recuperacional, dos quais destacam-se “A construção jurisprudencial da recuperação judicial de empresas” (Forense, 2013), “Sociedades limitadas” (Revista dos Tribunais, 2011), “Empresa, direito e economia” (Forense, 2013) e “Direito das obrigações: mora e utilidade” (FGV, 2011). É árbitro listado na Câmara de Arbitragem da FGV e na Câmara de Arbitragem da Federasul.

Clara Azzoni

Clara Azzoni, Sócia Felsberg Advogados

Sócia do Departamento de Reestruturação e Insolvência, Clara possui ampla experiência na prestação de assessoria jurídica a credores, devedores e investidores em recuperações judiciais e extrajudiciais, liquidações por falência e assuntos relacionados à insolvência. Participou dos casos mais relevantes de insolvência do país desde a entrada em vigor da lei 11.101/05, alguns deles vencedores ou finalistas do prêmio Deal of the Year da publicação Latin Lawyer. Clara é reconhecida como Up and Coming pela Chambers e como Next Generation Partner pela The Legal 500, e também é reconhecida pela Leaders League.

Dr. Manoel Justino, Sócio Manoel Justino Advogados Associados

Dr. Manoel Justino, Sócio Manoel Justino Advogados Associados

Doutor e Mestre em Direito Comercial, e Especialista em Filosofia e Teoria Geral do Direito (USP). Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito Comercial na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenador de área e Professor da Escola Paulista da Magistratura. Desembargador aposentado do TJSP. Advogado na área de consultas e pareceres.

Exma. Dra. Renata Mota Maciel, Juíza de Direito Titular 2ª Vara Empresarial e de Conflitos de Arbitragem da Capital do Estado de São Paulo

Exma. Dra. Renata Mota Maciel, Juíza de Direito Titular 2ª Vara Empresarial e de Conflitos de Arbitragem da Capital do Estado de São Paulo

Exma. Dra. Renata Mota Maciel, Juíza de Direito Titular 2ª Vara Empresarial e de Conflitos de Arbitragem da Capital do Estado de São Paulo

Exmo. Dr. Paulo Furtado,   Juiz da 2ª Vara de Falências e RJ de São Paulo SP

Exmo. Dr. Paulo Furtado, Juiz da 2ª Vara de Falências e RJ de São Paulo SP

Juiz da 2ª Vara de Falências e RJ de São Paulo SP

Francisco Satiro, Sócio Francisco Satiro Advogados

Francisco Satiro, Sócio Francisco Satiro Advogados

Doutor em direito comercial pela USP; professor de direito comercial da USP e da Direito GV. Pos doutor em Direito empresarial pelo Instituto Max Planck de Hamburgo. Membro titular do Conselho de recursos do Sistema Financeiro Nacional. Advogado em Sao Paulo.

Gilberto Gornati, Sócio Thomaz Bastos, Waisberg, Kurzweil Advogados

Gilberto Gornati, Sócio Thomaz Bastos, Waisberg, Kurzweil Advogados

Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009), mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (USP) (2013).
Atua nas áreas de Reestruturação de Dívidas, Recuperação Judicial, Falências, Bancário, Societário e Fusões e Aquisições.
Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, São Paulo.
É membro da Comissão dos Novos Advogados do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).
Idiomas: Português e Inglês.

Joice Ruiz, Sócia AJ Ruiz

Joice Ruiz, Sócia AJ Ruiz

Mestre em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo FDUSP (2014). Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo FDUSP, com ênfase em direito empresarial (1993).
Sócia do escritório AJ Ruiz. Administradora Judicial. 
Membro e conselheira do TMA Brasil.
Autora do livro “Administrador Judicial na Recuperação Judicial e na Falência”.
Coordenadora acadêmica do Curso AJ TMA Brasil

Juan Luiz Souza Vazquez, Promotor de Justiça - MPRJ

Juan Luiz Souza Vazquez, Promotor de Justiça - MPRJ

Doutor em Direito Mercantil pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha). 
Mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento pela UCAM. 
Especialista em Direito Privado pela UFF.
Professor convidado de Direito Empresarial das Escolas da Magistratura do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás.

Luciana Gasques, Senior Director at Alvarez & Marsal

Luciana Gasques, Senior Director at Alvarez & Marsal

Tem mais de 25 anos de experiência corporativa atuando em diversos setores, como financeiro (Banco de Investimento), agronegócio, industrial e consultoria financeira. Nos últimos 18 anos tem conduzido de forma mais intensa projetos de grande porte em Recuperação Judicial e Falência, participando da implantação da Lei 11.101/05 (processo da Varig S.A.) e assessorando o Judiciário em todas suas demandas. Como Senior Director na A&M AJ, coordena uma equipe multidisciplinar que atua/atuou junto aos maiores processos de recuperação judicial do Brasil, como Odebrecht, Atvos, OAS e as falências do Banco BVA e da Oceanair Linhas Aéreas, entre outros. Foram mais de 30 processos judiciais ao longo de sua carreira, onde auxiliou Juízes de diversas comarcas. No setor financeiro atuou como economista do Lloyds Bank, sendo responsável pela análise do mercado financeiro nacional e internacional, acompanhando e projetando os principais indicadores macroeconômicos e elaborando cenários econômicos para exposição/discussão junto as áreas de negócio do banco. A Sra. Gasques é formada em Economia pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), com MBA em Finanças Corporativas pelo IBMEC e MBA em Gestão Empresarial e Gestão de Projetos com ênfase em Pessoas, ambos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente cursa o MBE – Master Business Entrepreneurship pela Link School of Business.

Marcelo Sacramone, Sócio SOB Advogados

Marcelo Sacramone, Sócio SOB Advogados

Advogado e parecerista, sócio fundador do escritório Sacramone, Orleans e Bragança Advogados a partir de 26 de julho de 2021. Juiz de Direito da Capital de 2008 a julho de 2021 e em exercício na 2ª Vara de Falência, Recuperação Judicial e Conflitos Arbitrais da Comarca de São Paulo, de julho de 2015 a julho de 2021. Doutor em direito comercial pela Universidade de São Paulo, em 2012, sob orientação do Prof. Dr. Marcos Paulo de Almeida Salles. Tese intitulada “Ato de Preenchimento de Órgão de Administração”. Mestre em direito comercial pela Universidade de São Paulo, em 2007, sob orientação do Prof. Dr. Marcos Paulo de Almeida Salles. Título da dissertação: “Exercício do Poder de Administração na Sociedade Anônima”. Mestre em Direito Comparado – Master of Comparative Law Program na Faculdade Cumberland de Direito, Universidade Samford, Birmingham, Alabama, Estados Unidos, a partir de março de 2014. Bacharel em direito pela Universidade de São Paulo em 2004, com especialização na área de Direito Privado e Processo Civil. Professor no curso de Mestrado e Doutorado em Direito Empresarial na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP a partir de julho de 2019 e graduação a partir de 2016. Professor do Insper na Pós Graduação lato sensu – LLM em direito societário, desde março de 2021. Professor do Ibmec-SP na Pós Graduação lato sensu – LLM profissional desde agosto de 2017.
– Professor da Fundação Getúlio Vargas na Pós Graduação lato sensu. Professor Convidado da Escola Superior da Advocacia a partir de fevereiro de 2015. Professor Juiz Assistente da Escola Paulista da Magistratura, núcleo São Paulo, no Curso de Pós Graduação em Direito Empresarial, de agosto de 2012 a julho de 2021– Professor de Direito Empresarial na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP a partir de fevereiro de 2016. Professor de Direito Empresarial da Faculdade de Direito de Itu, de janeiro de 2013 a julho de 2015.

Márcio Guimarães, Sócio Márcio Guimarães Advogados

Márcio Guimarães, Sócio Márcio Guimarães Advogados

Reconhecido por sua especialização em arbitragens (domésticas e internacionais) e direito comercial, com foco nas questões relacionadas a empresas em dificuldades financeiras. Foi promotor de Justiça titular da Promotoria de Massas Falidas do Rio de Janeiro por 14 anos e integrou a comissão de juristas que elaborou o projeto que resultou em dezembro de 2020 na reforma da Lei de Falências e Recuperação Judicial, além de manter intensa atividade acadêmica. Atuando em parceria, TWK e Márcio Guimarães Advogados terão maior presença junto a empresas no Rio de Janeiro em casos de reestruturação de dívidas e insolvência, litígios complexos judiciais e arbitrais e operações societárias e financeiras, somada a uma atuação próxima e frequente junto às cortes superiores em Brasília.

Marlon Tomazette, Sócio da Tomazette, Franca e Cobucci Advogados Associados

Marlon Tomazette, Sócio da Tomazette, Franca e Cobucci Advogados Associados

Nascido em 1976, é advogado desde 1997 e hoje é conhecido como um dos mais respeitados advogados na área de direito empresarial do país. Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1997), especialização em Curso de Formação de Procuradores Autárquicos INSS pela Universidade de Brasília (1997), especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Direito Processual Civil pelo Instituto Brasiliense de Ensino e Pesquisa (2000), Mestrado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2007) e Doutorado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2014).
Atualmente é Procurador da Procuradoria Geral do Distrito Federal, professor titular do Centro Universitário de Brasília, Professor da Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público.
Possui uma vasta bibliografia publicada na área de Direito Empresarial, destaque para o Curso de Direito Empresarial em 3 volumes.

Osana Mendonça, Sócia KPMG Brasil

Osana Mendonça, Sócia KPMG Brasil

Sócia responsável por Insolvency – KPMG T&R, Osana tem acumulado experiências nas áreas de Controladoria e Direito Preventivo das áreas Cível e Comercial, bem como em serviços de litígio e forenses desde 2000. Como gerente do Departamento Forense desenvolveu investigação de fraude em todos os setores da indústria, instituições financeiras e administração pública, rastreamento de ativos, laudos periciais, assistência técnica em Arbitragens e Ações Judiciais. Desde 2010 atua na área de Restructuring em projetos de reestruturação e administração judicial.Formação e qualificação técnica Advogada e Técnica em Ciências Contábeis e Membro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo e da OAB. É Membro do Conselho de Examinadores de Fraude - Certified Fraud Examiners (CFE). Possui especialização em Direito Societário pelo IBMEC.

Paulo Guimarães, Sócio na Jive Investments

Paulo Guimarães, Sócio na Jive Investments

Formado em direito pela Universidade de São Paulo, Paulo é mestre em direito pela Universidade de Columbia e em economia gerencial pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhando em empresas como Mattos Filho, Dechert LLP e Lefosse Advogados, Paulo é hoje diretor jurídico e sócio na Jive Investments