logotipo TMA Brasil
logotipo TMA Brasil
lupa

Governança Corporativa: entenda o que é

Governança Corporativa: entenda o que é

Governança Corporativa descreve os processos, estruturas e mecanismos que influenciam o controle e direção das corporações. Muitas pessoas acreditam que a governança corporativa se adequa somente às grandes companhias. 

Contudo, esse é um pensamento equivocado, visto que esse sistema não diz respeito somente ao número de faturamento ou colaboradores, vai muito além disso.

Desse modo, pode ser aplicado nos mais diversos tipos de empresas, isso porque os seus fundamentos servem para todos os modelos.

O que é governança corporativa?

A governança corporativa nada mais é que um sistema que rege e controla uma companhia, ou seja, trata-se de um conjunto de práticas, regras e processos que controlam a empresa, a fim de que ela tenha seus objetivos e metas alcançados, resultando no sucesso dos negócios.

Propondo transparência e estabilidade, a base da governança corporativa é a busca pelo interesse de todas as partes (acionistas, gestores, funcionários, fornecedores, clientes, entre outros) de forma equilibrada, visando preservar o valor da empresa.

Esse conjunto de processos, costumes e políticas organizam a forma como a instituição é administrada.

Qual é a importância da governança corporativa?

Quando uma instituição faz uso da  governança corporativa as organizações conseguem atingir seus objetivos e tomar decisões. 

O que é muito importante, uma vez que ela permite que as organizações atinjam seus objetivos, tomem decisões protocolares e ainda controlem os riscos eminentes.

Tudo isso traz mais assertividade no andamento dos processos, o que é fundamental dentro de um ambiente corporativo.

Contudo, é preciso que a governança corporativa tenha uma soma de normas que façam a definição da relação de cada parte envolvida. Vale ressaltar que é a administração, bem como o conselho com suas diretrizes, que direciona o andamento da empresa.

Se isso não acontece, é essencial que a prática do sistema seja melhor analisada.

Como funciona a governança corporativa?

Com o aumento de empresas no país, esse assunto tem ganhado mais notoriedade. 

Porém, muitos ainda não conhecem como funciona a governança corporativa. 

Se você é uma dessas pessoas que gostaria de compreender melhor o funcionamento desse conceito, saiba que a governança corporativa atua na criação de estratégias, análises, fiscalização, adequação, planejamento, entre outros aspectos, a fim de proporcionar estabilidade entre a geração de valor da corporação e os interesses de suas partes. 

Seu principal objetivo é contribuir para que as ações da organização estejam alinhadas entre todos aqueles que fazem parte da instituição, a mesma incentiva o empreendedorismo eficaz em uma gestão consistente.

Quais são os impactos da governança corporativa nas empresas?

É inegável que adotar uma política de governança corporativa na empresa traz muitos impactos positivos. Mas para que isso aconteça, é essencial aderir uma série de hábitos.

Fato é que uma governança corporativa faz com que as pessoas envolvidas na instituição tenham orientações claras para que o trabalho seja executado dentro dos valores da empresa.

Essa ação impacta diretamente as ações da companhia em muitos setores, mas de forma positiva. 

Confira abaixo  alguns dos principais impactos que  tal conduta traz: 

  • valorização de ações e reputação do negócio;
  • delimitação das atividades da empresa;
  • definição de um conselho de administração ativo;
  • melhorias nas prestações de informações ao mercado;
  • mudanças positivas na cultura organizacional.

Quais são os pilares da governança corporativa?

Antes de desejar aplicar a governança corporativa em sua organização, primeiramente é preciso compreender quais são os quatro princípios de boas práticas dentro dessa metodologia. 

Praticá-los trará um ambiente de confiança tanto internamente quanto nas relações com terceiros. Confira abaixo:

Transparência

Na transparência existe o desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. 

Seja para com a sociedade, o governo, parceiros, fornecedores, a comunidade, clientes e acionistas.

Isso significa que não se deve restringir ao desempenho econômico-financeiro, mas avaliar também os demais fatores (inclusive incompreensíveis) que conduzem a ação gerencial da organização.

Equidade

Consiste em tratar de forma justa todos os sócios e demais partes interessadas levando em conta seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas, independente de seu nível hierárquico.

Prestação de contas (accountability)

De forma clara, compreensiva e responsável, os agentes da organização devem prestar contas de modo que as consequências de seus atos e omissões sejam assumidas, atuando com diligência e responsabilidade no domínio dos seus papéis.

Responsabilidade corporativa

É fato que o lucro é extremamente visado em um negócio,  contudo, é preciso sempre estar atento ao seu papel social, sua retribuição à comunidade e sua contribuição ao que diz respeito à sustentabilidade do planeta.

Desse modo, os agentes de governança devem zelar por seu modelo de negócio, bem como seus diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional etc) no curto, médio e longo prazos.

Como uma empresa pode começar a implantar a governança corporativa em seu dia a dia?

Agora que você já sabe que a governança corporativa representa uma grande oportunidade de evolução na gestão de empresas. Implantá-lo pode parecer um desafio, mas existem alguns passos que podem ajudar a dar início a esse processo.

Entretanto, é preciso ter em mente que a forma antiga de conduzir a organização precisa ser abandonada, se não por completo, ao menos parcialmente.

Se você está animado para caminhar nessa direção, confira os primeiros passos:

1. Defina uma hierarquia

Deixe claro quais são as pessoas que exercem os papéis de liderança na organização.

Entenda que os colaboradores precisam saber exatamente a quem recorrer para alinhar suas expectativas, definir tarefas, elencar prioridades e desenvolver o trabalho com excelência.

Quando alguma dificuldade surgir, quem está no comando precisa assumir o lugar de tomar a decisão final. Não se pode delegar isso! 

2. Realize reuniões

Periodicamente é fundamental que reuniões entre sócios, equipes e conselhos aconteçam. Agende-as com antecedência.

É a hora perfeita para repassar ordens, definir estratégias e acompanhar de perto o andamento dos atuais projetos.

Vale lembrar que é muito  importante registrar esses encontros em ata.

3. Crie um conselho consultivo

Esse grupo precisa ser composto por profissionais experientes e confiáveis.

Recomenda-se que tenha de 3 a 5 integrantes. Essas pessoas poderão trocar experiências e sugerir ideias para melhorar a gestão da empresa.

Conclusão

Você viu neste artigo que a governança corporativa pode mudar o rumo de uma empresa e, apesar de parecer algo desafiador, o esforço vale a pena.

O desempenho sustentável e sólido, unido à boa governança corporativa garante um ambiente empresarial justo, transparente e eficaz.

 

Newsletter

Tags

# (1)
#CPR (1)
Case (2)
Coesa (1)
crise (2)
CVC (1)
EUA (1)
Light (6)
MEI (1)
OAS (1)
Outros (27)
Paper (2)
STJ (2)
TJ-SP (1)
TMA (1)
Varejo (2)
Chat on WhatsApp