logotipo TMA Brasil
logotipo TMA Brasil
lupa

Quando a solução está na recuperação judicial

Capa

Crise eleva o número de pedidos no Brasil, com liderança dos pequenos e médios negócios.

A crise econômica que assola o Brasil tem impacto direto na gestão das empresas. Diante deste cenário, para companhias em dificuldades, muitas vezes a solução é recorrer ao pedido de recuperação judicial, instituto jurídico previsto por lei.

Divulgada no início de novembro, pesquisa do Serasa Experian aponta que, no acumulado de janeiro a outubro desse ano, houve crescimento de 57,6% nos pedidos de recuperação judicial. No total, são mais de 1,6 mil ocorrências em 2016, contra 1015 feitas em igual período de 2015. O estudo mostra ainda que as micro e pequenas empresas (MPE) lideraram os requerimentos no período, com 990 processos, seguidas pelas médias (391) e pelas grandes empresas (219).

Mas o que realmente pode significar a decisão de requerer a recuperação judicial? Sócio do escritório Hannud & Velloza, especializado no assunto, Marcos Velloza acredita que o pedido deve ser visto como um caminho possível pelo empresariado, principalmente entre aquelas que ainda acreditam no potencial do negócio.

“Não há do que se envergonhar ou diminuir a estima empresarial. Aliás, vemos um número crescente de empresas que atuavam há anos no mercado sem qualquer sinal de dificuldade financeira e optaram por utilizá-la, em face da situação econômica do país, sem qualquer tipo de abalo ao seu negócio e à sua marca”, afirma o advogado.

Para Velloza, a decisão de requerer ou não a recuperação judicial não é fácil de ser tomada e a demora pode ser prejudicial. “Tal fato pode tornar inócuo futuro pedido de recuperação judicial, pois não haverá mais nada a ser recuperado”, diz o advogado. “Fazer um plano que demonstre com clareza as adequações que serão tomadas para a sobrevivência e a função social da empresa é fundamental. A lei permite um alongamento de prazo para pagamento de dívidas. Há várias alternativas a serem seguidas”, explica.

Sobre o Hannud & Velloza Advogados

Localizado em São Paulo e com mais de 20 anos de experiência, o Hannud & Velloza Advogados atua em processos de recuperação judicial e extrajudicial em todas as instâncias, da formalização e processamento dos pedidos à elaboração e aprovação do plano de recuperação. O escritório também é especializado em negociações e cessões de créditos, bem como acompanha o trabalho do administrador e do perito judicial por meio de profissionais e parceiros especializados.

 

Autor(a)
Vinicius Medeiros

Newsletter

Tags

# (1)
#CPR (1)
Case (2)
Coesa (1)
crise (2)
CVC (1)
EUA (1)
Light (6)
MEI (1)
OAS (1)
Outros (27)
Paper (2)
STJ (2)
TJ-SP (1)
TMA (1)
Varejo (2)
Chat on WhatsApp