Em agosto, faz um ano que empresa suspendeu pacotes de clientes. Os sócios da 123 Milhas disseram que estão 'comprometidos' com o pagamento das dívidas.
18/07/2024
A Justiça divulgou um cronograma das próximas etapas da recuperação judicial da 123 Milhas. Em audiência realizada nesta quarta-feira (17) em Belo Horizonte, ficou definido que o edital oficial com a relação de todos os credores e o valor de cada um seja publicado em 30 dias.
Cronograma:
- em 30 dias (meados de agosto): publicação do edital com a lista de credores
- em 90 dias (meados de outubro): apresentação do plano de recuperação judicial
- primeira quinzena de dezembro: realização da assembleia geral de credores para discussão do plano de recuperação judicial
"[Estamos] tentando já, colocando uma data, sinalizar para todos os credores e para o mercado que o stay (período de suspensão das execuções ajuizadas contra o devedor) tem data para acabar. [...] Estamos sendo ousados, tentando acelerar o processo, que a gente sabe das dificuldades, mas que sinalize que estamos realmente empenhados em colocar um cronograma", disse a juíza Cláudia Helena Batista, da 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte.
Ao final da audiência, os sócios da 123 Milhas disseram que estão "comprometidos" com o pagamento das dívidas.
"Acreditamos muito no potencial do grupo 123 e de sua capacidade de conseguir pagar seus créditos. [...] Estamos comprometidos tecnicamente a apresentar um plano de recuperação judicial factível que será cumprido à risca para realmente podermos pagar nossos clientes, nossos consumidores", afirmou o sócio Ramiro Júlio Soares Madureira.
Entenda
- No dia 18 de agosto, a 123 Milhas suspendeu pacotes e a emissão de passagens promocionais e passou a ser alvo de milhares de ações judiciais.
- No mesmo mês, a empresa entrou com pedido de recuperação judicial, alegando que a suspensão afetou "sobremaneira a credibilidade" perante o mercado. As vendas caíram "drasticamente" e o passivo cresceu.
- A Justiça aceitou o pedido de recuperação judicial de 123 Milhas, HotMilhas e Novum Investimentos ainda em agosto de 2023.
- Em setembro, o TJMG suspendeu o processo, atendendo a um pedido do Banco do Brasil, credor da empresa, e determinou a realização de constatação prévia, que consiste na verificação das reais condições de funcionamento e da regularidade documental da companhia.
- Em outubro, a Justiça incluiu a Maxmilhas e a Lance Hotéis, pertencentes ao mesmo grupo, no processo de recuperação judicial da 123 Milhas.
- Após a realização da constatação prévia de 123 Milhas, HotMilhas e Novum Investimentos, a Justiça determinou a retomada da recuperação judicial das empresas, em dezembro. O desembargador Alexandre Victor de Carvalho destacou, na decisão, que ficou comprovada "a viabilidade do pedido recuperacional".
- Em janeiro deste ano, a Justiça suspendeu novamente a recuperação judicial.
- Em março de 2024, o processo foi retomado novamente.
Autor(a)
Por Rafaela Mansur, g1 Minas — Belo Horizonte
Informações do autor
Texto matéria original
Imagem post original: Banner da 123 Milhas — Foto: Reprodução/TV Globo
Imagem post original: Banner da 123 Milhas — Foto: Reprodução/TV Globo
Fonte