Conselho de Administração 2024/2026
- Luiz Fabiano Silveira Saragiotto - Presidente
-
É Presidente do Conselho de Administração da TMA Brasil (Turnaround Management Association), sócio da Journey Capital - gestora de investimentos especializada em crédito e special situations - e Chief Restructuring Officer (CRO) da Samarco Mineração. Com mais de 25 anos de experiência no mercado brasileiro de Crédito e Estruturação, Fabiano foi chefe da área de Crédito Estruturado no Brasil e chefe de NPLs para America Latina no Deutsche Bank até Jan/2017, trabalhando na originação, estruturação e distribuição de dívidas, assim como trading no mercado secundário de distress loans e bonds. Antes de entrar no Deutsche Bank, Fabiano passou 19 anos no Bank of America Merrill Lynch, sendo 9 anos na equipe de Special Situations para Am. Latina e 10 anos nas áreas de Corporate e Investment Banking, incluindo M&A advisory, Corporate Finance e Crédito, nas cidades de São Paulo e Miami. Fabiano é formado em Administração de Empresas na Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo-Brasil..
- Joice Ruiz Bernier - Vice presidente
-
Mestre em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo FDUSP (2014). Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo FDUSP, com ênfase em direito empresarial (1993).Sócia do escritório AJ Ruiz. Administradora Judicial. Membro e conselheira do TMA Brasil. Autora do livro “Administrador Judicial na Recuperação Judicial e na Falência” e co-coordenadora do livro “O Administrador Judicial e a Reforma da Lei 11.101/2005. Coordenadora acadêmica do Curso AJ TMA Brasil.
- Adriana Maria Cruz Dias de Oliveira
-
Sua atuação tem foco em causas que envolvam situações de insolvência, incluindo recuperações judiciais, falências, recuperações extrajudiciais, reestruturação de dívida, bem como aquisição e venda de ativos relacionados a empresas em crise. Atuou nas mais relevantes recuperações judiciais no Brasil, representando clientes em diversas posições jurídicas, como credores, devedores, administrador judicial, investidor e agente fiduciário. Adriana tem sólida experiência em litígios judiciais e administrativos, com atuação em causas envolvendo contratos de financiamento, derivativos, câmbio, leasing, corretagem e fundos de investimento.
Graduou-se em Direito na Universidade de São Paulo (2004), mesma instituição na qual obteve seu título de mestre em Direito Comercial (2018). Pós-graduada em Direito dos Contratos pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (2008) e em Business Economics pela Escola de Economia da mesma instituição (2010). Possui LL.M. (2012) e pós-graduação (2016) pela University of New York School of Law. Advogada inscrita na Seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil e no New York Bar, Second Department. - André Moraes Marques
-
Sócio do Pinheiro Neto Advogados desde 2016, onde integra desde 2002 e trabalha no escritório de São Paulo. Atua nas áreas de Recuperação de Empresas e Falências e Contencioso Civil e Comercial. É formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP 2004) e cursou mestrado em Direito (LL.M.) na Columbia Law School (2013). Trabalhou no escritório americano Cleary Gottlieb Steen & Hamilton, em Nova York, entre 2013 e 2014. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil desde 2005.
- André Taidy Amoroso Suguita
-
Antes de fundar a Jugis, André foi Managing Director e responsável pela área de Special Situations do Bank of América na América Latina de 2015 a março de 2022, onde gerenciou a equipe responsável pela aquisição, estruturação e negociação de créditos high yield e distressed, e pela realização de investimentos em ativos ilíquidos e alternative assets (1) (incluindo carteiras de NPLs (2) e créditos judiciais) na região. Iniciou sua carreira no banco Merrill Lynch & Co. em 2001 na área de Investment Banking, tendo também trabalhado entre 2006 e 2007 na área de Investment Banking do Citibank no Brasil, antes de retornar para a Merrill Lynch/Bank of America em 2007. É membro do conselho de administração da TMA Brasil (Turnaround Management Association). Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV).
- Fábio Rosas
-
Extensa experiência em casos judiciais, administrativos e arbitragens, consultoria e mediação empresarial, com foco em recuperação judicial e extrajudicial de empresas, discussões relacionadas ao direito societário, contratos e transações empresariais, financiamentos e contratos bancários. Representa instituições financeiras, credores, financiadores e investidores em reestruturação de dívidas, recuperação de empresas, em fusões e aquisições e negociação de ativos e financiamos a empresas em recuperação. É formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e cursou o programa “International Law and Legal Studies” em “The Center for American and International Law”, em Dallas, USA.
- Gabriel Fernando Barretti
-
É sócio e um dos responsáveis pela área de Capital Solutions (parte da estratégia de Special Situations) do Banco BTG Pactual, baseado em São Paulo. Coordena e realiza investimentos por meio de diferentes produtos de crédito estruturado (inclusive via equity, mezanino, DIPs em recuperações judiciais) em empresas de diferentes estágios de maturidade e situação financeira (incluindo reestruturações), especialmente nos setores de O&G, telecom, logística e agro. Antes de ingressar na área de Special Situations, foi head de M&A e Renda Fixa no departamento jurídico do BTG Pactual (2010-2020). Sr. Barretti tem MBA em finanças corporativas pela FIA-USP e é graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), onde se formou cum laude (top 1%).
- Isabel Picot França
-
Formação: Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2006 - Master of Laws em International Dispute Resolution pela University of London, Queen Mary em 2013 - Fellow pela INSOL – International Association of Restructuring, Insolvency & Bankruptcy Professionals em 2019. Informações Adicionais: Membro e coordenadora do Capítulo Rio de Janeiro no TMA – Turnaround Management Association – Brasil - Membro e coordenadora do Rio de Janeiro no IWIRC International Women’s Insolvency and Restructuring Confederation – Brasil - Professora convidada na Fundação Getúlio Vargas – FGV-Rio. Publicações: O direito falimentar brasileiro e o norte-americano: a falência da Lei n. 11.101/2005 e o chapter 7. In: MARTINS, André Chateaubriand; YAGUI, Márcia (Coord.). Recuperação judicial: análise comparada Brasil–Estados Unidos. São Paulo: Almedina, 2020 (em coautoria com Renato Mange) - Pandemia e perspectiva: o futuro dos setores mais afetados – Setor do varejo não alimentício. In: Recuperação judicial: as mudanças e os desafios durante e depois da crise de Covid-19. TMA Brasil, 2020, v. 2 (em coautoria com Eduardo Takemi Kataoka).
- Luciana Santos Celidonio
-
Sócia das áreas de reestruturação e solução de conflitos de BMA Advogados. Mestranda em direito pela FDUSP, LL.M. em Business and Economics pela Georgetown University Law Center e especialista em Direito Societário pela GV-Law.
- Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi
-
Sócio e CEO da Galeazzi Associados com mais de 25 anos de experiência em gestão de empresas. Na Galeazzi, participou de diversos projetos de melhora de performance, reestruturação, e gestão de crises no Brasil e no exterior. Atuou em empresas de telefonia, energia, saúde, alimentos, indústria automotiva, seguros, varejo, mídia, bancos, entre outras, tendo adquirido experiência em diversas indústrias e segmentos. Participou em processos de: Due Dilligence; PMI (Post Merger Integration); Aquisições e Fusões (M&A); Financial Planning; e Planejamento Estratégico/Orçamentários (Base Zero). Luiz também participou ativamente em processos de recuperações judicial no Brasil e no exterior (tanto do lado do credor como do devedor). Antes de Entrar na Galeazzi Associados, Luiz foi Presidente de empresas na Agroindústria e Factoring.
- Marcelo Barbosa Sacramone
-
Advogado e parecerista, sócio fundador do escritório Sacramone, Orleans e Bragança Advogados a partir de 26 de julho de 2021. Juiz de Direito da Capital de 2008 a julho de 2021 e em exercício na 2ª Vara de Falência, Recuperação Judicial e Conflitos Arbitrais da Comarca de São Paulo, de julho de 2015 a julho de 2021. Doutor em direito comercial pela Universidade de São Paulo, em 2012, sob orientação do Prof. Dr. Marcos Paulo de Almeida Salles. Tese intitulada “Ato de Preenchimento de Órgão de Administração”. Mestre em direito comercial pela Universidade de São Paulo, em 2007, sob orientação do Prof. Dr. Marcos Paulo de Almeida Salles. Título da dissertação: “Exercício do Poder de Administração na Sociedade Anônima”. Mestre em Direito Comparado – Master of Comparative Law Program na Faculdade Cumberland de Direito, Universidade Samford, Birmingham, Alabama, Estados Unidos, a partir de março de 2014. Bacharel em direito pela Universidade de São Paulo em 2004, com especialização na área de Direito Privado e Processo Civil. Professor no curso de Mestrado e Doutorado em Direito Empresarial na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP a partir de julho de 2019 e graduação a partir de 2016. Professor do Insper na Pós Graduação lato sensu – LLM em direito societário, desde março de 2021. Professor do Ibmec-SP na Pós Graduação lato sensu – LLM profissional desde agosto de 2017.
– Professor da Fundação Getúlio Vargas na Pós Graduação lato sensu. Professor Convidado da Escola Superior da Advocacia a partir de fevereiro de 2015. Professor Juiz Assistente da Escola Paulista da Magistratura, núcleo São Paulo, no Curso de Pós Graduação em Direito Empresarial, de agosto de 2012 a julho de 2021– Professor de Direito Empresarial na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP a partir de fevereiro de 2016. Professor de Direito Empresarial da Faculdade de Direito de Itu, de janeiro de 2013 a julho de 2015. - Márcia Yagui
-
Sócia BY Capital, Executiva Sênior em Finanças Corporativas com mais de 30 anos de experiência na condução de processos de reestruturação operacional e financeira, recuperação judicial e renegociação de dívidas de empresas, avaliação de empresas, operações estruturadas (FIDCs, CRIs, CRAs, IPOs), avaliação e negociação de carteiras de créditos não performados e Fusões e Aquisições.
Executiva sênior da KPMG, PwC e Deloitte na prática de Restruturação de Empresas, responsável pela condução de operações emblemáticas de restruturação e renegociação financeira nos setores de Mídia & Telecom, Agronegócios, Varejo, Autopeças, Energia e Logística.
Líder da prática de avaliação e estruturação de venda de carteiras de crédito não performados (NPLs) para a América Latina na PwC, tendo avaliado e negociado mais de USD 5 bilhões de créditos não performados junto a bancos de investimento, comerciais e desenvolvimento.
Membro fundador da Turnaround Management Association (TMA do Brasil). Presidente do Comitê de Cursos e Eventos entre 2011 e 2013 e Presidente da Associação em 2012 e 2013. . Membro do Conselho de Administração da TMA desde 2015. - Rafael de Amorim Fritsch
-
Tem mais de 23 anos de experiência em investimentos High Yield e Distressed. Antes da Root Capital, Rafael foi CIO das plataformas de crédito da Canvas Capital e JGP, tendo trabalhado anteriormente como portfolio manager sênior na Arrowgrass Capital Partners, Deutsche Bank e Bank of America, em Londres. Iniciou sua carreira no JP Morgan em Nova York. Fritsch possui MBA com Mérito pela London Business School e é formado em Economia pela PUC-Rio.
- Renata Martins de Oliveira Amado
-
Sócia na MACHADO, MEYER, SENDACZ E OPICE ADVOGADO, especialista na prevenção e resolução de conflitos perante o Poder Judiciário, órgãos públicos e renomados Centros de Arbitragem nacionais e internacionais, e em reestruturação e recuperação de créditos e empresas.
Atua em disputas envolvendo Direito Falimentar, Administrativo, Civil, Comercial, Ambiental, Minerário, Consumerista, Aeronáutico, Bancário, Imobiliário, Societário e questões ligadas a compliance.
RECONHECIMENTOS RECENTES: Chambers & Partners Brazil: Contentious: Bankruptcy/Restructuring (2021-2022) | Chambers Latin America: Reestruturação e Insolvência (2020-2021) | The Legal 500: Resolução de Disputas: Contencioso e Reestruturação e Insolvência como "Next Generation Partners" (2017, 2021) | Leaders League: Falências (2020-2022) | Latin Lawyer 250: Contencioso e Reestruturação e Insolvência (2018, 2020-2021). - Rodrigo Osegueda Mattos
-
Diretor Geral da Alvarez & Marsal Brasil. Possui mais de 20 anos de experiência em fusões e aquisições (M&A), financiamento de projetos, reestruturações, renegociações e disputas contratuais, além de fornecer suporte para a implementação de projetos de infraestrutura, especialmente em indústrias reguladas.
- Andrea Aranha Greco - Suplente
-
Andrea Greco Formada pela PUC SP, Pós Graduada em Direito Empresarial Superintendente Jurídica da área de reestruturação de crédito e recuperação judicial do Atacado do Itaú Unibanco. Atuante no mercado financeiro há mais de 25 anos.
- Francisco Satiro de Souza Junior - Suplente
-
Doutor em direito comercial pela USP; professor de direito comercial da USP e da Direito GV. Pós doutor em Direito empresarial pelo Instituto Max Planck de Hamburgo. Membro titular do Conselho de recursos do Sistema Financeiro Nacional. Advogado em São Paulo.
- Juliana Hoppner Bumachar - Suplente
-
Presidente da Comissão Especial de Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência da OAB/RJ, Professora Convidada da Pós-Graduação Lato Senso da FGV Direito Rio, membro do Grupo de Trabalho do CNJ para modernização da atuação do Judiciário nos processos de recuperação e falência e do Conselho Administrativo do TMA Brasil.
- Renato Carvalho Franco - Suplente
-
Renato Carvalho Franco tem mais de 35 anos de experiência em gestão, finanças, reestruturação de empresas e M&A. É sócio fundador da Íntegra Associados, tendo participado de vários projetos de reestruturação, fusões e aquisições e situações especiais, como Eneva (antiga MPX, geradora termoelétrica do Grupo X), Parmalat, Grupo Itaú (área industrial), Gradiente, Daslu, Infinity Bio-Energy, entre outros.
Renato foi membro do Conselho de Administração da Parmalat no Brasil, durante projeto de reestruturação da Íntegra. Foi também vice-presidente dos conselhos da Telemig e Tele Norte e membro dos conselhos da Telet e Americel. Foi Presidente da TIW do Brasil Ltda., onde assessorou a presidência da holding canadense na negociação de suas participações societárias na Telemig, Tele Norte, Americel, Telet e W-Aura, representando um investimentos de cerca de USD 500 milhões.
Membro e ex-diretor do Young Presidents Organization (YPO), membro do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e é presidente do Conselho de Administração do TMA – Turnaround Management Association. - Sergio Werther Duque Estrada - Suplente
-
Fundador e CEO da Valormax desde sua criação em 1998 . Representante local do Aging2.0 (www.aging2.com), organização do Vale do Silício (US), e founder e CEO da ATIVEN – Envelhecimento Ativo (www.ativen.com.br), primeira e única aceleradora de empreendimentos dedicados ao público 60+, e que também presta serviços de consultoria para esse segmento. Fundador e conselheiro da representação brasileira do TMA (Turnaround Management Association -www.tmabrasil.org) na qual preside o Comitê de Agronegócio. Possui reconhecida experiência na coordenação de processos de geração de valor, reestruturação e recuperação judicial, e de M&A, tendo assessorado mais de duzentas empresas ao longo de sua trajetória como executivo financeiro e de estratégia. Foi diretor executivo da área de Fusões & Aquisições e Privatizações do BankBoston no Brasil; diretor de M&A na Socimer do Brasil (Socimer Group of Switzerland); diretor de corporate finance no JP Chase Manhattan Bank (Nova Iorque e Brasil); e assessor da presidência do BNDES. Ao todo são 37 anos de experiência profissional. Atuou como conselheiro nas seguintes organizações: Alumni; Museu da Imagem e do Som (SP); Paço das Artes (SP), e Universidade Potiguar -UNP. Foi professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e no INSPER. Formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas; pós-graduação em finanças pela PUC-Rio; mestrado (MBA) pela New York University (Stern School of Business).
-
Conselho Fiscal 2024/2026
- Marcelo Lamego Carpenter
-
Sócio do Escritório de Advocacia Sérgio Bermudes. Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 1996. Altamente recomendado em Bankruptcy/Restructuring e Dispute Resolution pelos principais rankings jurídicos: Chambers & Partners, The Legal 500, Leaders League, GRR 100 – Global Restructuring Review, Latin Lawyer 250, Análise Advocacia 500, entre outros. Integrante do corpo de árbitros do CBMA.
- Tamires Endringer
-
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Vila Velha (2011) e especialização em Perícia Judicial Cível e Trabalhista pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte (2013). Atualmente é Coordenadora Acadêmica da Faculdade PIO XII - Cariacica. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.
- Washington Luiz Dias Pimentel Júnior
-
Advogado, Mestrando em Direito Comercial pela PUC-SP, Especialista em Crise, Reestruturação Empresarial e Divida e sócio do Ayres, Catelino & Pimentel Advogados.
- Adriana V. Pugliesi - Suplente
-
Doutora em Direito Comercial, Faculdade de Direito da USP (2012). Mestre em Direito Comercial, Faculdade de Direito da USP (2009). Bacharel em Direito pela USP (1989). Advogada na área de Direito Empresarial. Professora do Curso Direito Empresarial (Societário Lato-Sensu), promovido pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais – IICS-CEU, desde 2007. Professora do Curso de Direito Empresarial pelo Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da FGV Direito SP (FGV LAW), na cidade de São Paulo, desde 2008. Professora do Curso de Especialização em Direito Empresarial lato sensu da EPM – Escola Paulista da Magistratura, desde 2014. Publicação: “Direito falimentar e preservação da empresa”, Editora Quartier Latin, São Paulo, 2.013. Associada fundadora do IBR – Instituto Brasileiro de Recuperação de Empresas em Crise.
- Luiz Gustavo Bacelar - Suplente
-
Mestre em Direito Econômico pela PUCSP, especialista em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialista em Interesses Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público. Advogado especializado na área jurídica empresarial, focada da restruturação empresarial (turnaround), direito falimentar, bancário, contencioso cível e empresarial, tendo atuado em inúmeros casos de recuperação judicial desde a promulgação da lei. Membro da TMA Brasil e do Instituto Nacional de Direito Recuperacional. Autor de diversos artigos jurídicos sobre recuperação judicial, publicados em periódicos especializados, além de ter participado e organizado diversas palestras e seminários na área.
- Thomas Dulac Müller - Suplente
-
Sócio do Cesar Peres Advocacia Empresarial, com atuação nas áreas de direito societário, falência e recuperação de empresas. Mestrando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul. Especialista em Direito Tributário pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Escola Superior do Ministério Público e da Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seções de São Paulo e do Rio Grande do Sul.
Conselho CONSULTIVO
- Thomas Felsberg
-
Formação: Universidade de São Paulo, Faculdade de Direito (1966), Columbia University (New York - 1970). Fundou a prática que está hoje consolidada no escritório Felsberg Advogados. . Autor de uma extensa lista de livros e artigos em português e em inglês, tem participado ativamente como conferencista em congressos e conferências em várias partes do mundo. Thomas Felsberg é é reconhecido por publicações como Latin Lawyer e Chambers como advogado líder de insolvência no Brasil. Ele participou dos comitês de redação responsáveis pela elaboração da atual lei de falências e recuperação de empresas. Thomas Felsberg é o primeiro membro brasileiro da American College of Bankruptcy e é membro do Comitê Executivo primeiro do International Insolvency Institute, ocupando uma das suas vice-presidências.é tambem também filiado à INSOL International e a outras entidades nacionais e internacionais. Felsberg é membro fundador e ex-presidente do Conselho da Turnaround Management Assotiation do Brasil (TMA Brasil). Nascido em 25 de julho de 1943, São Paulo, SP, Brasil. Admitido na OAB em 1966 - OAB/SP nº 19.383 Áreas de Atuação: Recuperação de Empresas/Reestruturação Financeira, Arbitragem e Financiamento de Projetos e Mercado de Capitais.
- Alexandre Camara
-
Alexandre Camara é responsável pela área de Special Situations do BTG Pactual, onde gerencia posição proprietária em Corporate Turnaround, distressed Assets, Litigation Finance e Non Performing Loans. Exerce cargo de conselheiro do Banco Pan e na Enforce, cia do Grupo especializada em recuperação de ativos estressados. Camara ingressou no Pactual em 2003 e tornou-se sócio da BTG em 2008. Bacharel em Engenharia Elétrica pela PUC-RJ, recebeu seus 2 MBAs em Finanças e em Direito da Economia e Empresa pela FGV-RJ. Antes do Pactual, foi Diretor de Credito do Banco Prosper e responsável pela área de High Yield Corporate Credit do Banco BBM.
- Luis Fernando V. de Paiva
-
Sócio de Pinheiro Neto Advogados. Mestre em direito das relações sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Integrou a Comissão Interministerial que deu Redação Final à Nova Lei de Recuperação de Empresas e Falências. Membro do Conselho de Administração do IBR - Instituto Brasileiro De Estudos De Recuperação De Empresas e Ex-membro do Conselho de Administração da INSOL -International Association of Restructuring, Insolvency & Bankruptcy Professionals e Fundador da TMA Brasil - Turnaround Management Association. Autor de Diversos Artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e exterior sobre Direito Falimentar.
- Renato Carvalho Franco
-
Renato Carvalho Franco tem 30 anos de experiência em gestão, finanças, reestruturação de empresas e M&A. É sócio fundador da Íntegra Associados, tendo participado de vários projetos de reestruturação, fusões e aquisições e situações especiais, incluindo Eneva (ex-MPX), Parmalat, Grupo Itaú (área industrial), Gradiente, Coimex, Daslú, Infinity Bio-Energy, entre outros. Renato foi vice-presidente dos conselhos da Telemig e Tele Norte e membro dos conselhos da Telet e Americel. Foi Presidente da TIW do Brasil Ltda., e assessorou a presidência da holding canadense da Telesystem International Wireless - TIW na negociação de suas participações societárias na Telemig, Tele Norte, Americel, Telet e W-Aura, representando um investimento de cerca de USD 500 milhões. Anteriormente à TIW, Renato trabalhou na área de fusões e aquisições como diretor do Bank of America no Brasil e foi superintendente da área de Fusões e Aquisições do Unibanco tendo participado de diversas transações de M&A como a Cia. Vale do Rio Doce, Philco, Batavo, Etti. Também foi Gerente Financeiro da Promon Tecnologia e Auditor Sênior da Price Waterhouse. Renato é membro do World Presidents Organization (YPO-WPO) e membro do Conselho de Administração do TMA – Turnaround Management Association. Renato é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado, possui MBA pela American Graduate School of International Management – Thunderbird, Arizona, EUA e participa regularmente de seminários para Presidentes em Harvard Business School e na London Business School.
- Sérgio Werther Duque Estrada
-
Sócio fundador da Valormax Consultoria Administrativa e Financeira, empresa cuja origem data de 1998, e que atua prioritariamente em M&A, Turnaround e Recuperação Judicial de empresas. Foi diretor executivo da área de Fusões & Aquisições e Privatizações do BankBoston no Brasil; diretor da área de finanças corporativas da Socimer do Brasil (Socimer Group of Switzerland); diretor do Banco JP Morgan Chase; e assessor da presidência do BNDES. Como conselheiro, atua ou atuou no Grupo UNP de ensino superior; no MIS e no Paço da Artes (SP); na Newmark Frank; e no TMA (instituição da qual é membro fundador e foi vice presidente do conselho). Na área acadêmica, como professor, ministrou na Escola Superior de Propaganda e Marketing o curso "Introdução ao Mercado Financeiro, além de participar como palestrante de inumeros cursos e seminários. Formado em administração pela Fundação Getulio Vargas, tem pós graduação em finanças pela PUC-Rio, e MBA pela New York University (Stern School of Business).