logotipo TMA Brasil
logotipo TMA Brasil
lupa

Anatel indica administradores da Oi

Capa

Depois de triplicar de valor sob a mira de especuladores, investidores embolsam lucros com as ações da Oi antes de importantes eventos nesta semana. As ações ordinárias (ON) da Oi fecharam o pregão com queda de 5,74%, cotadas a R$ 2,79. Com a bolsa fechada, à noite, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou uma lista com quatro empresas capazes de exercer a função de administrador judicial da Oi: Alvarez & Marsal Consultoria Empresarial Ltda; Consórcio BDOPRO, Deloitte Touche Tohmatsu Consultores Ltda e Pricewaterhousecoopers Assessoria Empresarial Ltda (PwC).

A Anatel informou que a escolha dos nomes atende a uma determinação do juiz Fernando Cesar Ferreira Viana, titular da 7ª Vara Empresarial da Capital do Estado do Rio de Janeiro. A relação completa foi encaminhada ao juiz, que vai decidir qual ou quais empresas irão administrar a Oi.

A agência teria que indicar até cinco pessoas jurídicas capazes de exercer a função de administrador judicial para o processo que trata da recuperação judicial da companhia. Mas selecionou apenas quatro. A lista com as quatro candidatas foi aprovada ontem pelo conselho diretor da agência. A Anatel havia coletado informações sobre 42 candidatos.

Os papéis da Oi iniciaram a trajetória de baixa na sexta-feira e, nos últimos três pregões, a baixa acumulada se aproxima de 20%. Ainda assim, desde 20 de junho, quando a empresa entrou com o pedido de recuperação judicial, a ação ON sobe 121% e a PN avança 112%.

Na quinta-feira está marcado um leilão para determinar o valor a ser pago aos detentores de contratos de CDS (sigla para "credit default swap"), derivativo que funciona como uma espécie de proteção contra calotes, com referência na empresa.

A Associação Internacional de Derivativos e Swaps (Isda, na sigla em inglês), sediada em Nova York, reconheceu no início do mês a existência de um evento de não pagamento (default) relacionado aos títulos de dívida emitidos pela Portugal Telecom International Finance, veículo financeiro da Oi. O leilão vai definir o preço final dos bônus, para pagar os contratos ligados aos CDS, e pode ser um bom indicador do valor esperado para a recuperação dos títulos de dívida ao fim da recuperação judicial.

Na sexta-feira ocorre a assembleia geral extraordinária para confirmar a aprovação ao pedido de recuperação judicial da tele. O encontro pode trazer sinalizações sobre os próximos desdobramentos do processo.

Em um seminário sobre recuperação judicial, ontem no Rio, o juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Luiz Roberto Ayoub, disse considerar necessário "envidar todos os esforços" na recuperação judicial da Oi, reiterando a importância da companhia para o mercado e a sociedade. Ayoub foi o juiz responsável pelo caso de recuperação judicial da Varig.

A presidente da comissão de recuperação judicial e falência da OAB-RJ, Juliana Buchamar, disse, no mesmo seminário, que, no caso da Oi, a lei de recuperação judicial vai se mostrar eficaz. Ela espera que o caso traga novidades. (Coloboraram Claudia Schüffner e Juliana Schincariol, do Rio)

Autor(a)
Tatiane Bortolozi, Ivone Santana e Rafael Bitencourt

Newsletter

Tags

# (1)
#CPR (1)
Agro (2)
Case (2)
Coesa (1)
crise (2)
CVC (1)
EUA (1)
Fiagro (1)
Light (7)
MEI (1)
OAS (1)
Outros (27)
Paper (2)
STJ (2)
TJ-SP (1)
TMA (1)
Varejo (2)
Chat on WhatsApp