SÃO PAULO - Os tripulantes da Avianca Brasil, empresa que está em recuperação judicial, decidiram decretar nesta quarta-feira estado de greve, após assembleia realizada em São Paulo, devido aos atrasos nos salários e nos pagamentos de outros benefícios.
De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), uma nova assembleia acontecerá na próxima segunda-feira, 13, para discutir os termos da paralisação. O edital da assembleia de greve será publicado em breve, conforme informação em nota disponível no site do órgão.
A categoria também reivindica o pagamento de diárias, vale alimentação, férias atrasadas e depósitos de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Na segunda-feira (6), o desembargador da 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Estado de São Paulo, Ricardo Negrão, suspendeu o leilão de ativos da empresa marcado para terça-feira (7). Ele acatou pedido da Swissport Brasil, empresa que atua com serviço de logística em aeroportos.
Fonte ouvida pelo Valor nesta quarta-feira afirmou que Avianca Brasil avalia recorrer até quinta-feira (9) da decisão que suspendeu o leilão das sete unidades produtivas isoladas (UPIs), sendo seis compostas por slots, que são autorizações para pousos e decolagens nos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Santos Dumont, além de um lote que com o programa de fidelidade Amigo.
A companhia aérea vai recorrer para que a liminar seja julgada pelo colegiado, formado por mais dois desembargadores, mas este é um processo que normalmente não é rápido. Primeiramente, o recurso precisa entrar em pauta.
09/05/2019