A distribuidora de energia elétrica Celpa, do Grupo Rede Energia, teve deferido o pedido de recuperação judicial pela Justiça paraense.
A decisão da Justiça foi arquivada pela empresa nesta quinta-feira na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O administrador judicial será o economista Vilmos Grumvald da Silva e, conforme já informado, a empresa tem um prazo de 60 dias para apresentar o plano de recuperação, sob pena de que seja convocada falência.
Na decisão, o juiz Mairton Marques Carneiro, da 6a Vara Cível, determina que a companhia apresente contas demonstrativas mensais enquanto durar a recuperação judicial, sob pena de destituição de seus administradores.
A Celpa é uma das empresas do Grupo Rede Energia mais problemáticas não só por ter uma dívida total de 2 bilhões de reais, conforme dados de setembro de 2011, como também pelos problemas operacionais.
Uma fonte do governo disse, na quarta-feira, que poderá haver uma intervenção para recuperar a companhia, seguido de relicitação da empresa .
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou nesta quinta-feira que a intervenção na empresa "é uma possibilidade", embora não seja uma decisão.
A Celpa distribui energia para todos os 143 municípios do Estado do Pará e atende a mais de 1,6 milhão de clientes.
A empresa entrou com pedido de recuperação judicial na terça-feira.
Autores: Fábio Couto e Anna Flávia Rochas
Fonte: http://noticias.r7.com, com informações da Reuters (01/03/2012)