logotipo TMA Brasil
logotipo TMA Brasil
lupa

Com dívida de R$ 1,3 bilhão, Clealco pede recuperação judicial

Capa

Em comunicado publicado em seu site, a Clealco Açúcar e Álcool S/A tornou público que ajuizou na data desta terça-feira (17), em conjunto com suas controladas, pedido de recuperação judicial perante a Comarca de Birigui, após recomendação do Conselho de Administração.
A Clealco é uma das principais empresas do setor sucroenergético do Brasil, com capacidade para moer 10 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra em suas três unidades, localizadas nos municípios de Clementina, Queiroz e Penápolis.
Com atuação em aproximadamente 40 cidades do interior do Estado de São Paulo, a Companhia emprega mais de 3800 funcionários e produz açúcar VHP, etanol anidro e hidratado, energia elétrica, além de subprodutos como a biomassa, creme de levedo e óleo fúsel.
Segundo a Agência Reuters, o endividamento considerado na recuperação judicial é de R$ 1,3 bilhão, sendo 75% desse montante em dívida bancária, principalmente junto a Santander, Rabobank e Itaú Unibanco. Os 25% restantes são provenientes de dívidas com fornecedores de cana e de insumos em geral, bem como a compra de equipamentos.
Veja abaixo a íntegra do comunicado da Clealco:

Comunicado - Pedido de Recuperação Judicial da Clealco e Controladas

A Clealco comunica que ajuizou na data de hoje, em conjunto com suas controladas, pedido de recuperação judicial perante a Comarca de Birigui, após recomendação do Conselho de Administração.
O pedido de recuperação foi protocolado com os objetivos de preservar a condição operacional da Companhia e readequar seu passivo de forma a sustentar um fluxo financeiro que garanta a capacidade de pagamento dos compromissos firmados, mantendo a continuidade de suas atividades e os empregos gerados em toda a região.
Nos últimos meses, a Clealco empenhou significativos esforços na busca por superar seus desafios econômicos e operacionais, impulsionar sua performance, maximizar a produtividade e atenuar custos. Contudo, o cenário comercial de extrema adversidade, decorrente de uma contínua deterioração dos preços do açúcar VHP (principal produto comercializado) no mercado internacional, que reduziu ainda mais a rentabilidade do Negócio, e a quebra de safra da cana-de-açúcar, ocasionada por intempéries climáticas, trouxeram impactos severos para a Companhia.
Para a Clealco, o pedido de recuperação judicial representa o início de uma nova etapa na direção de sua reestruturação financeira, permitindo uma negociação ampla e definitiva junto aos seus credores.
A Companhia reafirma a confiança em sua capacidade operacional e na competência de cada um de seus profissionais, para que seja bem-sucedida na proposição e aprovação de um plano de recuperação judicial que permita ganho de valor e o cumprimento dos compromissos firmados.

18/07/2018
 

Newsletter

Tags

# (1)
#CPR (1)
Agro (2)
Case (2)
Coesa (1)
crise (2)
CVC (1)
EUA (1)
Fiagro (1)
Light (7)
MEI (1)
OAS (1)
Outros (27)
Paper (2)
STJ (2)
TJ-SP (1)
TMA (1)
Varejo (2)
Chat on WhatsApp