Será inaugurada no próximo dia 03 de maio, na cidade de Ubaíra, na Bahia, mais uma unidade da tradicional fabricante de material esportivo, a Dalponte. A nova fábrica ajudará na produção de produtos para abastecimento da matriz com cerca de 2000 pares de cabedais por dia, em uma planta com 600 metros quadrados. Assim, aproximadamente 9 mil produtos por dia (7 mil calçados -tênis/chuteiras/keds/street e 2 mil bolas) serão produzidos na planta atual da fábrica na Bahia. "O impacto social e econômico na região será bastante positivo. Contratamos 880 funcionários, todos registrados pelo regime da CLT. A folha de salários vai injetar na economia local mais de R$ 600 mil por mês. Além de movimentar o comércio e a rede de serviços, a nova fábrica irá beneficiar mais de 1.200 pessoas", assinala o gerente geral, Fernando Bueno.
Até o final do ano a Dalponte pretende implantar mais duas unidades na Bahia, além da localizada na cidade de Ubaíra, preferencialmente nas imediações da fábrica de Santo Antonio de Jesus, que funciona como a principal montadora dos calçados e bolas. As novas instalações serão projetadas para abastecer a fábrica principal, que poderá duplicar o volume de produção.
O acordo com os governos municipal e estadual veda a contratação de terceirizados, mesmo nas atividades de suporte, como acabamento e costura das peças. Portanto, a localização mais próxima da fábrica de Santo Antonio é uma das soluções para reduzir custos com transporte e fretes. "Encontramos na Bahia boas condições para investimentos, a partir do apoio da Prefeitura e do governo estadual no fornecimento de infraestrutura. Em contrapartida, nos comprometemos a gerar empregos, qualificar a mão-de-obra e movimentar a economia regional", destaca Fernando Bueno.
Recuperação
Ainda em processo de recuperação judicial, a Dalponte comprova, com a inauguração das novas unidades, o êxito de seu plano em busca da sustentabilidade de resultados. "Já conseguimos recuperar nossos mercados de artigos esportivos e passamos a trabalhar a plena capacidade na fábrica da Bahia. Também conseguimos recuperar o faturamento e ganhamos força para o lançamento de novos produtos", ressalta o diretor da empresa, Luis Alberto de Paiva. "Adotamos diversas providências de controle ao mesmo tempo em que o Plano de Recuperação Judicial é executado. Entre elas: redução de custos, profissionalização, treinamento de equipes, adequação do parque Industrial, remodelagem nos processos, retomada da credibilidade junto a fornecedores, bancos, funcionários e principalmente dos clientes. Sabemos da importância de a indústria calçadista no Brasil trabalhar com alto grau de qualidade e dentro dos padrões de preços internacionais, para poder competir com players muito fortes", acrescenta Paiva.
A necessidade de novas unidades fabris decorre da ampliação do seu mercado. A empresa passou, por exemplo, a produzir, de forma terceirizada, calçados para grandes redes varejistas do Brasil, que decidiram lançar marca própria. "Nossos custos de produção são os mais baixos do mercado. Conseguimos produzir marcas próprias para os lojistas com excelente margem de lucro. Para eles é bem mais rentável terceirizar a produção do que arcar com os custos crescentes", observa Paiva.
Hoje a empresa trabalha com custos de produção muito diferenciados, seus produtos foram remodelados e acompanham as principais tendências do setor calçadista mundial. Investimos mais de R$ 1,5 milhão em pesquisa e desenvolvimento de novos materiais e design. Agora iremos retomar a linha de vestuário e lançar uma linha completa de calçados na linha Casual, antecipa o dirigente.
Perfil
A Dalponte foi fundada em 01 de dezembro de 1981, na cidade gaúcha de Veranópolis, pela família Dal Ponte. Inicialmente produzia bolas e em 1987 passou a fabricar tênis vulcanizados. Após descobrir um nicho no mercado de futsal, a Dalponte investiu pesado em tecnologia para desenvolver os melhores produtos para esse esporte, tornando-se referência nacional.Com o passar dos anos, a empresa ganhou reconhecimento até chegar a ser a marca oficial da seleção brasileira de futsal. Adquiriu notoriedade internacional e transformou-se em uma das principais empresas de material esportivo do Brasil. Atualmente, conta com duas plantas fabris, uma na cidade onde surgiu, em Veranopolis, e outra em Santo Antônio de Jesus, na Bahia, onde produz bolas, tênis cimentados e vulcanizados. Possui um mix completo para a prática de futsal, futebol de campo e society, o que a torna uma das principais marcas esportivas do país.
Autor:
Fonte: www.noticiacapital.com.br (13/04/2010)