A companhia de telecomunicações NII Holdings, dona da Nextel no Brasil, inicia um processo de reestruturação para garantir liquidez à sua operação global até o final do ano e em 2015.
Atualmente, a empresa é aconselhada por bancos de investimentos para analisar as oportunidades estratégicas caso não consigam cumprir as obrigações financeiras. As opções avaliadas são a reestruturação do capital acionário ou a venda da Nextel Brasil.
“Para evitar uma piora nos resultados, o ideal é concretizar um processo de reestruturação geral, com a elaboração de um plano com o histórico da crise, o diagnóstico da empresa e as possíveis soluções para conseguir fechar a balança sem prejuízos e sem dívidas”, afirma Artur Lopes, consultor e especialista em gestão de crises empresariais.
No primeiro trimestre de 2014, a NII entregou seu balanço com uma piora nos resultados e prejuízo de US$ 376,1 milhões – um aumento de 81% em relação ao mesmo período em 2013. A Nextel Brasil também retrocedeu: teve queda de 31% em receita, fechando o trimestre com prejuízo de US$ 29 milhões.
Artur Lopes é especialista em gestão de crises organizacionais e recuperação de empresas e está disponível para entrevistas sobre o tema.