Por um valor de R$ 8 milhões a rede de eletrodomésticos Eletroshopping adquiriu 31 lojas da concorrente pernambucana Hermol, que desde o ano passado enfrentava um processo de recuperação judicial, nova denominação para concordata. Com a operação, os pontos de vendas da antiga marca ficarão fechados pelos próximos 40 dias para que sejam finalizadas as questões burocráticas da troca de controle e tenham início as reformas que vão transformá-los em lojas Eletroshopping. Com a negociação, a empresa adquirente ficou com a parte boa da Hermol, que são os pontos e os estoques. As dívidas da Hermol no mercado serão pagas com o valor da venda.
A Eletroshopping interpretou o processo de falência da Hermol como uma ótima oportunidade de implantar sua política de expansão programada para este ano. Depois deste processo, a marca continuará a investir em novos pontos de vendas em outros Estados. Como todas as lojas Hermol estão em Pernambuco, o processo de expansão no Estado está finalizado. "Adquirimos todos os 31 pontos e passaremos a alugar essas lojas diretamente dos proprietários", comentou o vice-presidente da Eletroshopping, Fernando Freitas.
Segundo ele, o negócio foi fechado na quarta-feira numa reunião com os credores, onde foi oferecido o valor do negócio. "A nossa oferta foi aceita pela maioria dos presentes na reunião", reportou.
Freitas informa que a ideia da rede é abrir as lojas com a logomarca da Eletroshopping e tentar aproveitar ao máximo os antigos funcionários da Hermol. Ele não informou quanto será o custo de investimento nas reformas e nem quanto a empresa está investindo este ano no plano de expansão. "As lojas têm de ficar fechadas pelos próximos 40 dias, até a gente assumir. Estamos na fase de readaptação dos aluguéis, tem reforma, trabalho de documentação, inscrição na Fazenda. Serão novas lojas e tudo isso exige trâmites legais e de infraestrutura", disse.
O dirigente frisou que os funcionários da Hermol não devem ficar preocupados, até porque nesta fase de expansão a Eletroshopping vai precisar de funcionários experientes. "A Hermol trabalhava basicamente com móveis. Nosso foco é mais amplo. A antiga marca já não comprava mais mercadoria e nós vamos aumentar este volume, pode ser que precisemos de mais gente ainda. Então, a operação é oportunidade de emprego. Vamos aproveitar os melhores funcionários", disse.
O executivo afirmou ainda que as lojas da Hermol que tiverem muita proximidade com os atuais endereços da Eletroshopping poderão ser fechadas ou vice-versa. "Há pontos da Hermol que são melhores que os nossos. Vamos avaliar."
Com 15 anos de atuação no mercado, a Eletroshopping possui 109 lojas. Com a nova aquisição passará para 140 pontos. São 2.800 funcionários e o quadro passará para mais de 3.000. Freitas diz que sua marca é a maior de Pernambuco no ramo de eletrodomésticos. A rede espera expandir seu faturamento em 30% este ano.
Fonte: Jornal do Commercio online, www.jc.uol.com.br (18/03/2010)