A Eneva (antiga MPX) convocou assembleia geral extraordinária (AGE) para o dia 27 de agosto para deliberar sobre a instalação de um conselho fiscal na companhia. De acordo com a proposta da administração da elétrica, o conselho deverá funcionar até a assembleia geral ordinária da companhia (AGO), no próximo ano.
O estatuto social da geradora prevê o funcionamento do conselho fiscal em caráter não permanente, podendo ser instalado a pedido de acionistas. Pelo regimento da companhia, quando instalado, o conselho fiscal terá funcionamento até a primeira AGO após sua instalação.
O pedido de instalação do conselho foi solicitado pelo FIA Dinâmica Energia, fundo de investimentos que pertence ao Banco Clássico, tradicional e discreto investidor do setor elétrico brasileiro. Com 15,48% das ações da Eneva, o FIA Dinâmica Energia é o terceiro maior acionista da companhia, atrás dos controladores da empresa: o empresário Eike Batista (17,34%) e a energética alemã E.ON (42,94%).
O edital da AGE prevê a eleição e a fixação da remuneração dos membros do conselho fiscal, porém não define quantos integrantes vão preencher o colegiado. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal deve ser composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros efetivos e igual número de suplentes.
A assembleia para a instalação do conselho fiscal está prevista para ocorrer um dia após a AGE que tratará do aumento de capital da companhia, no valor de até R$ 3,65 bilhões, um dos pilares do plano de recuperação judicial da elétrica, aprovado neste ano.
O aumento de capital estava previsto para ser decidido em assembleia no início de julho. O evento, porém, foi suspenso porque a Eneva ainda não tinha chegado a um acordo com bancos para a postergação do vencimento do empréstimo-ponte da termelétrica Parnaíba II. A renegociação é uma das condições precedentes para o aumento de capital.
Na segunda-feira, a Eneva informou ao mercado que espera concluir "nos próximos dias", a negociação com os bancos.
A companhia vai divulgar amanhã, após o fechamento do mercado, as demonstrações financeiras referentes ao segundo trimestre. Na sexta-feira, está prevista uma teleconferência com analistas e investidores para comentar os resultados.