O estúdio Bertone, famoso por projetar diversos ícones automotivos, entre eles os Lamborghini Miura e Countach, entrou em processo judicial de falência depois de crescentes dívidas, segundo informações publicadas pelo jornal The Telegraph.
De acordo com a publicação, os trabalhadores da empresa já estão em casa sem trabalhar há um mês e meio. O destino da empresa deve ser conhecido até o final de abril, quando o tribunal ou vai determinar o fechamento ou o nome de um comprador.
Em 2012, o Bertone completou 100 anos de fundação. Além dos modelos Lamborghini, o estúdio tem no portfólio modelos como Alfa Romeo Sprint Guiletta, Lancia Stratos HF Zero e, mais recentemente, o Aston Martin Jet, apresentado no Salão do Automóvel de Genebra, no ano passado.
Nuccio Bertone, responsável pelo sucesso da empresa, morreu em 1997 e o controle da empresa foi para a viúva Lili. A empresa enfrentou dificuldades financeiras em 2007 e 2008, tendo de vender sua fábrica para a Fiat em 2009. Em 2011, o estúdio enfrentou nova crise, sendo obrigado a vender uma coleção de carros-conceito para levantar dinheiro. Atualmente, a empresa conta com 200 funcionários.