Um grupo de aproximadamente 15 ex-funcionários da indústria de biscoitos Xereta se reuniu mais uma vez no Fórum de Marília na tarde desta terça-feira (20) para cobrar agilidade no pagamento de suas dívidas trabalhistas. De acordo com a 3ª Vara Cível, nos próximos dias deve ser publicado no Diário Oficial do Estado o Quadro Geral de Credores Trabalhistas, e nas semanas seguintes o dinheiro começa a ser liberado.
São quase 700 credores que aguardam mais essa etapa do processo de falência iniciado em 2003. Eles já tiveram suas ações julgadas uma a uma na Justiça Trabalhistas, onde reivindicaram seus direitos que não foram pagos quando a empresa fechou suas portas, mas como a empresa entrou em bancarrota a liberação dos pagamentos precisa seguir alguns trâmites, mesmo com a prioridade em relação a outras dívidas da empresa.
Um imóvel leiloado por algo em torno de R$ 3,5 milhões deve ser utilizado para quitar os débitos com os trabalhadores que ficaram sem receber 13º salário, férias e fundo de garantia. Um dos ex-funcionários presentes ao Fórum, que pediu para não ser identificado, conta que em 2003 recebeu a sentença equivalente a R$ 9 mil. Apesar do tempo que já se passou, ele só deve receber o valor nominal, ou seja: sem juros.
Escrivão Judicial responsável pelo Quadro Geral de Credores Trabalhistas, Sidnei Rodrigues Alcântara explica que isso é uma característica do processo de falência e que a demora para o pagamento é consequência da quantidade de ex-funcionários. “Além da burocracia, os advogados também acabaram demorando em enviar alguns documentos de seus clientes, os antigos empregados, por isso tanto tempo de espera”, diz.
De acordo com ele, o processo já soma 29 volumes – alguns deles com mais de 7 mil páginas. Nos próximos dias as publicações exigidas por lei da lista de credores trabalhistas e quanto eles receberão serão publicadas duas vezes no Diário Oficial do Estado de São Paulo e outras duas vezes na imprensa local. Em seguida, passa a correr o prazo de dez dias para impugnações e então os pagamentos começam a ser feitos.