A fabricante de aerogeradores Wind Power Energia, empresa âncora do polo de equipamentos para produção de energia eólica no estado, em Suape, deu entrada em um pedido de recuperação judicial. O pleito foi apresentado na última sexta-feira (5) na 4ª Vara Cível de Cabo de Santo Agostinho. Subsidiária da argentina Impsa no Brasil, a Wind Power chegou a Pernambuco em 2008. A inauguração, em maio, contou com a presença da presidente da Argentina, Cristina Kirchner.
"O pedido de recuperação judicial mostrou-se inevitável diante do agravamento da situação de caixa da companhia, decorrente da falta de pagamento da energia gerada em alguns de seus parques, a fim de resguardar a empresa de ações legais iniciadas por um número menor de fornecedores e assegurar desta forma a continuidade de suas operações futuras", diz a empresa em comunicado.
Ainda segundo o comunicado da empresa, o processo de recuperação judicial "tem por objetivo permitir que a WPE, juntamente com seus fornecedores, clientes e credores, encontre uma solução para superar as dificuldades de caixa enfrentadas pela companhia, permitindo a continuidade de suas atividades, a manutenção de empregos, a observância da função social, a geração de tributos e o estímulo da atividade econômica de produção de bens de capital no Brasil".
No início de agosto, a Wind Power teve a falência decretada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco a pedido do Grupo Libra, que reclama o pagamento de um débito de R$ 10,6 milhões. A empresa conseguiu reverter a decisão poucos dias depois. No total, as dívidas da Wind Power junto a bancos e fornecedores ultrapassariam R$ 2,5 bilhões.
Antes de ser atingida pela crise atual, a WPE chegou a empregar 1.300 funcionários, "muitos deles engenheiros, envolvidos em numerosos projetos tecnológicos, de planejamento e pesquisa & desenvolvimento". A empresa lembra no comunicado que tem em carteira contratos para fabricação de turbinas e geradores eólicos e hidroelétricos de mais de 5.000 MW em projetos de energia renovável, incluindo parques eólicos e usinas hidroelétricas no Brasil.