A Virgin Megastore França declara falência. A decisão foi anunciada pelos sindicatos e confirmada pela direção, após uma reunião do comité de empresa que se prolongou por dois dias.
O processo de falência será apresentado no Tribunal de Comércio esta quarta-feira, dia em que foi convocado um protesto dos funcionários, descontentes com a atitude do principal acionista, o fundo de investimento Butler Capital Partners.
Sylvain Alias, representante sindical, acusa: “A Virgin foi levada à falência pelo download da internet e, na realidade, pela negligência na gestão, que pode ser efetivamente sancionada pelos tribunais. É preciso dizer que há meses que a Virgin não pagava os alugueres aos proprietários”.
A Virgin Megastore, tal como a rival FNAC que se encontra em processo de reestruturação, paga caro a mudança nos hábitos de consumo de bens culturais, a começar pelo desmoronamento do mercado do CD e DVD.
A dívida da empresa é de 22 milhões de euros. Em 2008, as receitas ascendiam a 400 milhões de euros. Três anos depois eram de 286 milhões de euros.
Virgin Megastore foi vendida em 2001 pelo milionário britânico Richard Branson.
Em França emprega mil pessoas e detém 26 lojas, cujo futuro ficará nas mãos de um administrador, que será nomeado.
Fonte: http://pt.euronews.com (08/01/2013)