O grupo paranaense GTFoods, que produz carne de frango no Paraná e em Santa Catarina, entrou na quarta-feira com pedido de recuperação judicial. A medida tem como objetivo se proteger dos credores e preservar a manutenção das operações.
A empresa, que é dona da marca Frangos Canção, afirmou, em nota, que a decisão foi tomada diante do "aumento excessivo do custo de produção avícola" em consequência da disparada dos preços do milho e da soja, básicos na produção de ração, e "da recessão econômica e da retração do consumo" no mercado doméstico. As perspectivas para o cenário político-econômico do país também entraram na conta.
A GTFoods sustentou, ainda, que "reúne todas as condições para atravessar o momento, honrar com compromissos e seguir fortalecendo seus laços com clientes, parceiros, fornecedores e a comunidade em geral".
Em junho, o diretor financeiro do grupo paranaense, Vitor Bellizia, disse ao Valor que a GTFoods negociava com fundos estrangeiros a venda de uma participação minoritária relevante. O eventual aporte daria suporte aos investimentos da companhia, que almeja ser a terceira maior empresa de frango do país até 2020.