Empresa de Ribeirão, que tem contratos de obras com órgãos públicos, não divulgou o valor total de sua dívida
Advogado afirma que objetivo do plano de recuperação é manter o quadro de funcionários, hoje com 630 pessoas
O grupo Leão Leão Ltda., empreiteira de Ribeirão Preto que reúne empresas que fazem obras para o poder público, entrou no dia 1º de fevereiro com um pedido de recuperação judicial na 6ª Vara Cível do município.
O despacho sobre o pedido foi publicado ontem no "Diário de Justiça Eletrônico". Cabe à juíza titular da 6ª Vara de Ribeirão, Ana Paula Franchito Cypriano, a decisão sobre o caso.
De acordo com Ricardo César Dosso, um dos advogados da Leão Leão, o plano de recuperação envolve mais três empresas -CFO Engenharia, Infrapar Participações S.A. e Carvalho Engenharia e Construções. Todas têm contratos com prefeituras e outros órgãos governamentais.
O grupo tem dívidas com fornecedores, bancos e credores tributários, segundo o advogado. O valor do passivo, no entanto, só deve ser divulgado após a decisão judicial sobre o caso.
Um dos objetivos do plano de recuperação, segundo Dosso, é manter o quadro de funcionários do grupo, que atualmente conta com cerca de 630 empregados diretos.
"Não há risco de cortes de funcionários. Uma das prioridades do processo de recuperação judicial é justamente preservar os empregos e manter os salários de todos os funcionários em dia", afirma o advogado.
A Leão Leão é uma empresa que se desmembrou em três grupos entre os anos de 2004 e 2005, de acordo com a assessoria de imprensa da empreiteira.
INDEPENDENTES
Na época da separação, foram criadas três empresas que carregam o nome Leão: Leão Leão Ltda., Leão Engenharia -que atua na área de infraestrutura e construção civil- e Leão Ambiental -que presta serviços de limpeza urbana e coleta de lixo.
Nenhuma delas tem relação entre si, de acordo com a assessoria de imprensa.
Ainda segundo a assessoria, a Leão Leão e a Leão Engenharia são holdings (administradoras de um grupo de empresas). Já a Leão Ambiental é uma empresa que pertence ao grupo Geovision.
O pedido de recuperação judicial apresentado à 6ª Vara Cível refere-se somente à Leão Leão, ainda de acordo com a assessoria.
Autor: Fernanda Testa
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br (07/02/2013)