
Grupo Nevada, que também atua na produção de feijão, acumula dívidas de R$ 65 milhões
10/02/2025
O Grupo Nevada, que atua na produção de soja e feijão em Arinos (MG), entrou com pedido de recuperação judicial para renegociar dívidas de R$ 65 milhões. Entre os principais credores da companhia estão o Sicoob e o Banco do Brasil.
Segundo a Quist Investimentos, e a RM2F Advogados, que coordenam a recuperação judicial da empresa, o pedido visa a renegociação das dívidas do grupo, causadas por uma série de dificuldades econômicas, como a queda no preço das commodities, as sucessivas quebras de safra e, principalmente, os impactos das taxas de juros elevadas para o financiamento de lavouras e renovação de maquinários.
Douglas Duek, CEO da Quist Investimentos, disse à reportagem que o juiz responsável pelo caso decidiu antecipar os efeitos da recuperação, e deve aprovar o pedido do Grupo Nevada.
"A reestruturação será focada em garantir sua sustentabilidade financeira, viabilizando o pagamento das dívidas e o retorno à normalidade", afirma Duek.
Dados do Monitor RGF da Recuperação Judicial no Brasil, desenvolvido pela consultoria RGF&Associados, mostram que 295 empresas do setor agropecuário estavam em recuperação judicial no quarto trimestre do ano passado, aumento de 38,49% em relação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com o sócio da RGF, especialista em reestruturação, Rodrigo Gallegos, os pedidos de recuperação judicial no agro devem seguir em patamar elevado neste ano, ainda com o setor sentindo impacto da desvalorização das commodities agrícolas e da arroba do boi.
Imagem Matéria Original: Dívidas do grupo foram causadas por uma série de dificuldades econômicas, como a queda no preço das commodities, quebras de safra e altos juros — Foto: Divulgação