O ministro Henrique Meirelles (Fazenda) afirmou nesta quarta-feira (8) que a mudança na política econômica promovida pelo governo já começa a destravar investimentos e que a recuperação do crescimento pode ser mais rápida que o esperado.
Meirelles disse que tem recebido a visita de representantes de empresas nacionais e internacionais que falam em tirar da gaveta planos de investimentos. Citou ainda notícias recentes de emissão de títulos de dívida por empresas que voltaram a captar recursos.
"Os investidores já começam a botar a cara para fora da caverna", afirmou o ministro durante evento no Palácio do Planalto com o presidente interino Michel Temer e empresários.
Meirelles afirmou que a melhora na confiança do setor produtivo é fruto de propostas, por exemplo, para melhorar as contas públicas, a gestão de empresas estatais e as condições para avançar em concessões e privatizações.
"No momento em que tudo isso tem um curso normal, que seja aprovado pelo Congresso todo esse conjunto de medidas, não tenho dúvidas de que chegaremos nos próximos trimestres a retomar o crescimento do Brasil de uma forma e com um ritmo que pode surpreender", disse o ministro da Fazenda.
BRASIL EM CRISE
Em relação a 2016, no entanto, afirmou que não será surpresa se tivermos uma recessão até maior do que a gerada pela grande depressão dos anos 30.
Meirelles afirmou ainda aos empresários que o governo tem uma lista de questões em estudo para que o setor empresarial tenha condições de marcar seus gols, em uma referência a um discurso anterior em que foi questionado por um empresário sobre o governo jogar na defesa.
O ministro listou a normalização da economia, redução estrutural e gradual dos juros, segurança jurídica, disponibilidade de recursos para investimentos, previsibilidade e mudanças para facilitar o processo de recuperação judicial de empresas. "A lista é grande. Por isso, teremos um lista muito grande ainda de boas notícias."