Leão & Leão, Infrapar, CFO e Construções Carvalho conseguem prazo para quitar dívidas de R$ 142,6 mi
A juíza Ana Paula Cypriano aceitou nesta segunda-feira (18) o pedido de recuperação judicial (antiga concordata) das empresas Leão & Leão Ltda, Infrapar Participações S/A, CFO Engenharia Ltda e Construções Carvalho Ltda.
Com a decisão, as empresas conseguem a margem de manobra para negociar o pagamento de dívidas junto a credores e, também, montar um plano de reestruturação interna.
Juntas, as quatro empresas têm 633 funcionários. O valor conjunto das dívidas é estimado em R$ 142,6 milhões.
O plano de recuperação judicial é feito pela Exame Auditores, de Ribeirão Preto, e deverá ser apresentado dentro de 60 dias.
Nesse período, as empresas estão dispensadas da apresentação de certidões negativas em concorrências, não podem ser processadas ou sujeitas a ações de reintegrações de posse e têm congeladas as dívidas trabalhistas, entre outras ações.
Da mesma forma, elas também não poderão ter cortadas a eletricidade, água, telefonia e internet, entre outros serviços considerados essenciais.
No despacho de sete páginas em que aceita o pedido de recuperação judicial, a juíza da 6ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado em Ribeirão Preto, levou em conta que "as empresas encontram-se em plena atividade empresarial e possuem 633 empregados registrados".
No total, Leão possui mais 11 companhias
O pedido de recuperação judicial foi feito no dia 23 de janeiro deste ano e incide apenas sobre essas quatro empresas do Grupo Leão. Além delas, o grupo conta com outras 11 empresas.
Empresas com a mesma origem, como a Leão Engenharia ou a Leão Ambiental, fazem parte hoje de outros grupos e não têm nenhuma ligação com o pedido de recuperação judicial.
Autor: José Manuel Lourenço
Fonte: www.algumacoisa.com.br (18/02/2013)