O Grupo Aurora-Sërios, um dos mais importantes produtores de sementes de soja do Brasil, teve seu pedido de recuperação judicial aceito pela comarca de Correntina (BA). O deferimento foi dado na última segunda-feira, 28 de março, mas a publicação no Diário Oficial ainda está pendente.
O grupo é formado pela Sërios Sementes Ltda, Sërios Agropecuária Ltda e pelo controlador e produtor rural Heinz Kudiess. O pedido de recuperação judicial abrange as duas pessoas jurídicas e também a pessoa física do produtor, convertida em "firma individual" (empresário rural). O valor das dívidas envolvidas na recuperação está estimado em R$ 298 milhões.
No início de março, o pedido de recuperação judicial do grupo havia sido ajuizado na comarca de Brasília, mas o juiz local declinou da apreciação do processo e houve a redistribuição para Correntina, onde fica a sede da Aurora-Sërios.
A partir da publicação no Diário Oficial, o grupo terá 60 dias para apresentar o plano de recuperação judicial. “Ainda não temos um rascunho do plano. A ideia é ter um amplo debate com credores, para chegarmos a um plano que considere os interesses dos dois lados e que torne viável a continuidade da empresa”, disse Camila Somadossi, do escritório Finocchio&Ustra Sociedade de Advogados, que representa o Grupo Aurora-Sërios.
A falta de chuvas nas regiões produtoras da Bahia entre 2012 e 2015, a alta nos custos de produção e o cenário escasso de oferta de crédito estão entre os principais motivos que levaram o grupo ao pedido de recuperação judicial. A empresa continua em operação, conforme Camila. “Essa medida é para a empresa ganhar fôlego e retomar a capacidade de pagamento”, afirmou a advogada.