O TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), em decisão publicada no dia 21, autorizou o pagamento aos credores da autopeça Fris Moldu Car, de São Bernardo, que teve sua falência decretada em 2013. A decisão, conforme o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, vai beneficiar cerca de 430 trabalhadores. A medida põe fim a batalha de 11 anos.
Representados pela entidade em ação judicial, eles estão desde 2007 sem receber salários, benefícios e verbas rescisórias. Segundo o coordenador do departamento jurídico do sindicato, Marcelo Mauad, a decisão do juiz Fernando de Oliveira Domingues Ladeira, da 7ª Vara Cível de São Bernardo, determinou a publicação da lista de credores e o envio dos dados pessoais e bancários dos trabalhadores ao administrador judicial para que a Justiça possa fazer os depósitos.
A falência da Fris Moldu Car foi decretada em 2013, mas desde 2007 os funcionários sofriam com problemas de má administração. Inicialmente, a Justiça determinou a recuperação judicial da empresa. À época, o sindicato foi contra a medida, pois avaliava que se tratava de mais uma iniciativa dos proprietários para retardar ao máximo o pagamento. No mesmo ano, os metalúrgicos ficaram acampados na empresa por dez meses, para pressionar a empresa. Em 2009 o imóvel que sediava a firma foi vendido, mas, posteriormente, a venda foi anulada em razão da constatação de vícios na operação. Em agosto de 2015, foi efetivado o comércio do espaço e, um ano depois, deu-se a venda do maquinário.
02/03/2018