Diversos bens da massa falida da Viação Aérea São Paulo Sociedade Anônima (VASP) que estão nos aeroportos de Fortaleza (CE), Macapá (AP) e Ilhéus (BA) são objeto de leilão determinado pela 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Comarca da Capital/SP. O leilão ocorre de forma eletrônica desde o dia 1ª de abril e recebe propostas até o dia 11/4, quando será realizado pregão presencial.
Os bens foram catalogados, avaliados e reunidos em lotes. São itens diversos como material de escritório e móveis que serão vendidos no estado em que se encontram. Os interessados podem agendar visitas para conhecer o material. No leilão, serão aceitos lances a partir de 60% do valor da avaliação de cada lote.
A Infraero atua junto ao processo de massa falida da VASP por meio do Projeto Estratégico Espaço Livre – Aeroportos (Elaer). “O projeto tem como objetivo identificar e adotar medidas para desocupar espaços utilizados por aeronaves e outros bens de empresas aéreas que estejam em processo de falência ou apreendidos por ordem judicial nos aeroportos da Rede Infraero”, explica o assessor da diretoria Jurídica da Infraero, Luiz Ribeiro de Andrade.
A liberação de áreas ocupadas por bens de massa falida possibilita melhor aproveitamento do espaço, com ganho operacional nos aeroportos que abrigam esses bens. No momento, 29 aeroportos da Rede Infraero têm bens da VASP, incluindo o Aeroporto Augusto Severo, em Natal (RN), desativado em 2014. Outros leilões devem ocorrer ainda no 1ª semestre de 2016, com datas a serem determinadas pela Justiça.
Serviço
Os editais com as principais informações e listagem de itens estão disponíveis no site www.freitasleiloesonline.com.br.
Os lances oferecidos durante os leilões eletrônicos concorrerão em igualdade de condições com os lances recebidos nos pregões físicos de fechamento. Estes ocorrerão no Auditório Freitas, na Praça da Liberdade, 130 – 16º andar, Liberdade, São Paulo/SP. O relativo aos bens localizados no Aeroporto Internacional de Macapá (AP) está marcado para o dia 11/4 às 14h, o dos bens que estão no Aeroporto de Ilhéus (BA) para às 14h15, e o dos itens localizados no Aeroporto Internacional de Fortaleza (CE) para às 14h45.