A maior empresa privada de mineração de carvão do Leste Europeu, New World Resources (NWR), está à beira da falência ou de ser estatizada, enquanto o governo da República Tcheca discute se aprova um plano de resgate da companhia.
Listada na bolsa de Londres, a NWR tem até quarta-feira para convencer seus credores de que tem apoio político e financeiro de Praga para fechar minas que estão deficitárias, afetadas pela queda nos preços internacionais de carvão dos últimos cinco anos.
Os ministros tchecos vão se encontrar hoje para discutir se concordam com o pedido da companhia de oferecer apoio para a OKD, a unidade tcheca da New World Resources, que emprega 13 mil funcionários e produz 8 milhões de toneladas de carvão por ano para clientes como a fabricante de aço ArcelorMittal.
"Nós estamos em um ponto muito crítico", declarou o chairman Gareth Penny ao "Financial Times". "Se nos for dado um sinal de que não temos apoio, a situação muda imediatamente", disse.
Os credores da New World Resources concordaram na semana passada em estender o prazo final para o "waiver" (perdão) de uma linha de crédito até esta quarta-feira para dar mais tempo para a companhia negociar com as autoridades tchecas. Penney afirmou que ele vai "olhar de forma muito crítica ao longo dos próximos dias se eles vão estender [o prazo] ainda mais".
Como muitas mineradoras de carvão no Leste Europeu, a New World Resources tem entrado em uma espiral de perdas desde que os preços de carvão caíram pela metade desde 2011.
A companhia, que registrou um prejuízo líquido de US$ 233,6 milhões no ano passado, viu suas ações caírem mais de 99% desde que abriu seu capital, em 2008, para 51 pontos. Praga tem relutado em fornecer apoio dos contribuintes à empresa, e os ministros sugeriram nos últimos dias que talvez a falência ou a nacionalização estariam mais de acordo com os interesses do país.