logotipo TMA Brasil
logotipo TMA Brasil
lupa

Para crescer, Eucatex aposta na diversificação

Capa

A Eucatex, fabricante de painéis de madeira controlada pela família Maluf e que em novembro saiu de processo de recuperação judicial, aposta na diversificação de produtos para manter o crescimento dos negócios no longo prazo. Segundo o presidente da companhia, Flávio Maluf, o recente retorno ao mercado de portas para construção civil faz parte dessa estratégia, que compreende mais lançamentos no decorrer do ano. "É preciso ampliar os usos do produto (de painéis), porque em algum momento a oferta será maior que a demanda", afirma.

A volta ao mercado de portas, segundo o executivo, foi possível graças ao "boom" imobiliário no país e à exigência de padronização por parte das construtoras, hoje clientes da Eucatex. Até 2003, a companhia participava desse mercado, mas saiu em razão da crescente oferta de produtos fora de especificação e de baixo custo. "Agora, as construtoras exigem produtos padronizados, o que torna a concorrência mais justa." Nos próximos meses, planeja ofertar os itens também no varejo e, até o fim do ano, pretende conquistar 12% do mercado brasileiro de portas.

Conforme Maluf, com a aprovação do plano de recuperação judicial, em 2007, a companhia foi liberada para direcionar parte dos recursos utilizados no pagamento a credores a investimentos em capacidade produtiva. Assim, no mesmo ano em que aderiu ao plano, fez o pedido de uma nova máquina de chapas finas. "Fomos utilizando o fluxo de caixa até que as linhas com bancos fossem restabelecidas", conta. Os investimentos no projeto são de R$ 250 milhões.

A nova linha lança a marca no mercado de MDF - a Eucatex é grande produtora de outro tipo de painel, o MDP, que utiliza madeira industrializada. No ano passado, a companhia registrou resultado operacional medido pelo Lajida de R$ 118 milhões, uma queda de 14,7% sobre 2008.

 

Autor: Stella Fontes

Fonte: www.valoronline.com.br (07/04/2010)

Newsletter

Tags

# (1)
#CPR (1)
Agro (2)
Case (2)
Coesa (1)
crise (2)
CVC (1)
EUA (1)
Fiagro (1)
Light (7)
MEI (1)
OAS (1)
Outros (27)
Paper (2)
STJ (2)
TJ-SP (1)
TMA (1)
Varejo (2)
Chat on WhatsApp