Os pedidos de falência aumentaram 18,7% em agosto, na comparação com julho, e cresceram 10,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior, de acordo com dados da Boa Vista SCPC. No acumulado do ano, esses pedidos registram queda de 5,1%, recuo menor do que aquele registrado até julho, de 7,3%.
Já os pedidos de recuperação judicial recuaram 9,5% em agosto, ante julho, e caíram 2,9% ante o mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, têm alta de 6,5%.
“Apesar dos resultados fracos da atividade econômica em 2014, os pedidos de falência continuam menores quando comparados ao mesmo período do ano anterior, mas essa redução não deve persistir até o fim de 2014. Assim, acredita-se que os pedidos de falência encerrem o ano com números mais próximos aos de 2013”, avalia a Boa Vista, em nota.
O indicador de falências e recuperações judiciais da Boa Vista é apurado a partir das ocorrências mensais registradas na base de dados da Boa Vista SCPC, oriundas dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e de Justiça dos Estados.