Os requerimentos de falências somaram, em janeiro, 113 mil pedidos em todo o país, uma queda de 11,7% em relação a dezembro, como mostra pesquisa da Serasa Experian. Destes, 65 mil vieram de pequenas e microempresas, 22 mil de médias empresas e 26 mil de grandes empresas. Na comparação com janeiro de 2014, o número de pedidos caiu 8,9%. Em Uberaba, segundo dados da Vara de Execuções Fiscais, Falências e Registros Públicos da Comarca de Uberaba, o número de pedidos de falência de empresas caiu 58%, entre janeiro e dezembro de 2013, em relação ao mesmo período de 2014.
Ao longo de 2013, deu entrada na Vara de Execuções um total de 12 processos. Em 2014, houve sete novos pedidos de falência. No fechamento do ano, o saldo foi de 23 processos que permaneceram abertos, contando com pedidos feitos no ano anterior. Em janeiro deste ano, nenhum novo pedido deu entrada no Fórum Melo Viana. No caso dos pedidos de recuperação judicial – medida tomada por empresas sem a capacidade de pagar dívidas e comumente utilizada com a finalidade de evitar o pedido de falência –, deram entrada na Vara de Execuções apenas dois pedidos em 2013, outros dois no ano passado e nem um em janeiro de 2015.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a queda dos pedidos de falências em janeiro, na comparação com dezembro, é reflexo do impacto positivo no caixa das empresas das vendas de fim de ano.
Além disso, em todo o ano de 2013, a Vara localizada na comarca de Uberaba recebeu 728 pedidos de execução fiscal, que é a ação judicial proposta pela Fazenda Pública, da União, do Estado, do município e suas respectivas autarquias e fundações, para cobrar do devedor créditos, tributários ou não, inscritos em dívida ativa. No ano passado, esse número aumentou consideravelmente. Ou seja, em 2014, deu entrada na Vara de Execuções um total de 2.633 novos pedidos de execução fiscal, e outros 371 somente em janeiro de 2015. Esses volumes perfazem saldo de 11.620 processos aguardando para serem analisados pelo juiz titular João Rodrigues dos Santos Neto. No total, a Vara possui 12.650 processos.