Elevação das taxas de juros e dos efeitos das dificuldades enfrentadas por uma parcela das empresas pode ser a causa.
A Equifax informa que no mês de agosto foram registrados 44 pedidos e 43 deferimentos de pedidos de recuperação judicial no Brasil. Em comparação com o mês de julho, os dados indicam um aumento de 52% no volume de pedidos e um aumento de 43% no volume de deferimentos. Em relação ao mês de agosto do ano passado, houve um crescimento de 47% no volume de pedidos e de 23% no volume de deferimentos.
De acordo com a Equifax, há um crescimento contínuo no volume de pedidos e deferimentos de recuperação judicial nos últimos meses. O consultor da empresa Alcides Leite avaliou que estes aumentos ainda são consequência da elevação das taxas de juros e dos efeitos das dificuldades enfrentadas por uma parcela das empresas no ano passado.
"Para o ano de 2011, com os bons resultados financeiros do setor empresarial conquistados em 2010, a expectativa é de que as curvas de tendência dos gráficos recuem."
Em relação aos números de falências requeridas e decretadas, os dados da Equifax mostram que, no mês de agosto, foram requeridos 173 pedidos e decretadas 54 falências. O número de requerimentos cresceu 54% em relação a julho e 33% em comparação a agosto de 2009. O número de decretações subiu 4% em relação ao mês anterior, e caiu 10% em relação à igual mês do ano passado.
Autor: Fonte: www.estadao.com.br (22/09/2010)