SÃO PAULO - Os pedidos de recuperação judicial e de requerimento de falência registraram queda em setembro no Brasil, revela levantamento da Equifax, empresa que processa dados usados por empresas na análise de risco e de crédito.
Ao todo, foram registrados 20 pedidos e 25 deferimentos de pedidos de recuperação judicial no Brasil em setembro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve queda de 41% no volume de pedidos e de 40% em deferimentos. Ao contrastar com o mês anterior, os dados indicam uma redução de 55% no volume de pedidos e de 42% em deferimentos.
A redução aferida em setembro não foi suficiente para reverter as curvas de tendências ascendentes percebidas anteriormente, avalia Alcides Leite, consultor do Centro de Conhecimento da Equifax.
Somente com o resultado dos próximos meses é que será possível discernir se os resultados de setembro foram apenas pontuais ou se indicam uma tendência, destaca o consultor.
Quanto às falências requeridas e decretadas em setembro, foram solicitadas 162 pedidos e decretadas 64 falências. O número de requerimentos recuou 6% em relação a agosto, e cresceu 23% em comparação a setembro de 2009.
O número de decretações subiu 18% em relação ao mês anterior e caiu 23% em relação a igual mês do ano passado.
Autor: Tatiana Schnoor
Fonte: Valor Econômico (14/10/2010)