SÃO PAULO - O número de pedidos de recuperação judicial no Brasil apresentou queda na comparação mensal e anual. O volume de solicitações em fevereiro foi 15% inferior ao mês de janeiro e 8% menor do que fevereiro do ano passado. Os dados são da Equifax - empresa que processa dados usados por empresas na análise de risco e de crédito.
O volume de deferimentos de pedidos de recuperação judicial se manteve estável na passagem de janeiro para fevereiro e apresentou avanço de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram registrados 11 pedidos e 21 deferimentos de pedidos de recuperação judicial no Brasil em fevereiro.
O resultado, segundo Alcides Leite, consultor da Equifax, mostar que os aumentos das taxas de juros e as medidas de restrição ao crédito ainda não foram suficientes para afetar a saúde financeira das empresas. "Isto dificilmente ocorrerá, uma vez que a economia deverá continuar em crescimento ao longo de 2011", conclui.
Quanto aos indicadores de falência, o levantamento mostra que, em fevereiro, foram solicitados 113 pedidos e decretadas 64 falências. Na comparação com janeiro, o número de requerimentos cresceu 10% e o número de falências decretadas expandiu 64%. Em relação a fevereiro de 2010, houve uma queda de 3% nos requerimentos e um aumento de 10% nas decretações.
A expansão dos indicadores de falência entre janeiro e fevereiro não configuram uma tendência, uma vez que o acumulado nos dois primeiros meses do ano ainda é inferior ao acumulado de novembro e dezembro de 2010.
Autor: Tatiana Schnoor
Fonte: Valor Econômico (14/03/2011)