Os volumes de pedidos e de deferimentos de pedidos de recuperação judicial registraram quedas de 48% e de 37%, respectivamente em março, em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com a Equifax - empresa que processa dados usados por empresas na análise de risco e de crédito.
Já na comparação com o mês anterior (fevereiro), os pedidos de recuperação judicial avançaram 54% e os deferimentos tiveram uma queda de 5%. Ao todo, foram registrados 17 pedidos e 20 deferimentos no Brasil.
Para os economistas da Equifax, os resultados da comparação mensal não configuram uma mudança nas trajetórias de tendências desses indicadores. Isso só viria a ocorrer em um cenário prolongado de juros elevados e pressão inflacionária.
Quanto às falências, o levantamento da Equifax mostra que, no mês de março, foram realizadas 141 requerimentos e decretadas 68 falências. Comparado com março de 2010, houve queda de 12% nos requerimentos e de 1% nas decretações.
Já em relação ao mês passado, o número de requerimentos cresceu 25% e o número de falências decretadas registrou um aumento de 6%. Este crescimento, no entanto, "não tende a se intensificar, a menos que as condições econômicas venham a sofrer forte deterioração nos próximos meses, cenário muito pouco provável no país", diz a empresa.
Autor: Tatiana Schnoor
Fonte: Valor Econômico (11/04/2011)