A empresa vera-cruzense Rebelli Indústria de Plástico Ltda. entrou em processo de recuperação judicial. A ação é uma tentativa de evitar a falência da empresa instalada em Vera Cruz desde 1993. Entre as medidas de redução de fluxo de caixa, dezenas de funcionários foram demitidos. A unidade Vinni Load está de portas fechadas há mais de uma semana. Parte dos equipamentos foi transferida para a sede da Rebelli, situada na Avenida Nestor Frederico Henn, onde as atividades seguem com contingente reduzido de trabalhadores. Na unidade da Tudo Pack as atividades seguem normalmente. Demitidos sem receberem as verbas rescisórias e os salários desde janeiro, trabalhadores protestaram em frente à empresa na tarde de quarta-feira, dia 21.
O protesto dos trabalhadores aconteceu porque o depósito das verbas rescisórias e dos salários atrasados desde janeiro não foi feito em conta bancária pelas empresas Rebelli e Vinni Load. A expectativa era de que os 36 (16 da Rebelli e 20 da Vinni Load) colaboradores liberados no último lote de demissões, na terça-feira, dia 13, recebessem os valores nesta semana. Eles chegaram a assinar uma carta redigida pela empresa fazendo o acordo para o pagamento. As carteiras de trabalho também foram retidas. Com contas atrasadas, os trabalhadores foram cobrar explicações dos proprietários.
Aproveitando a entrada de carros no pátio da Rebelli, alguns funcionários entraram no pátio da empresa. A Brigada Militar chegou a ser acionada, mas o protesto foi pacífico. Os diretores não se dispuseram a falar com o grupo, mas a advogada da empresa, Anita Ribas Moraes, foi até o pátio para explicar a abertura do processo de recuperação judicial. Segundo a advogada, inicialmente a intenção da empresa não era de demissão. “Esperava-se conter as dificuldades já existentes e manter os funcionários, como foi mantido por muito tempo. Contudo, em face de situações adversas, não houve outra medida. À primeira vista pode parecer uma situação extrema, mas a necessidade fez com que esta medida fosse tomada”, revela.
Fonte: http://www.jornalarauto.com.br (23/03/2012)