A Fundação Procon-SP divulgou uma nota referente ao pedido de recuperação judicial feito pela companhia aérea Avianca Brasil. A ação segue em segredo de justiça e o órgão alegou que vê a situação com extrema preocupação.
O receio do Procon é em relação aos voos já reservados e os possíveis prejuízos que podem dar aos clientes, mas a Avianca divulgou uma outra nota onde diz que os voos programados não serão afetados.
– É importante salientar que as viagens realizadas especialmente nesse período de festas e férias, em geral, são planejadas com antecedência, condicionadas a um período específico e, muitas vezes, atreladas a outros serviços (reservas em hotéis, por exemplo). Nesses casos o prejuízo vai além do valor da passagem – declarou o Procon-SP.
Apesar da crise, o Procon ressalta que a companhia aérea deve continuar cumprindo com suas obrigações.
– A Fundação Procon-SP esclarece que a “apresentação do pedido de recuperação judicial” não dispensa a Avianca, ou qualquer outra empresa na mesma situação, das obrigações com o consumidor que, apesar disso, deve reunir e guardar toda a documentação possível das suas transações com a empresa e outros comprovantes de gastos decorrentes de possíveis falhas da mesma – afirmou o órgão.
O Procon-SP ainda alegou que está buscando informações sobre como a ação pode causar impactos na vida do consumidor. Também afirmou que ficará em alerta com as rotinas dos aeroportos.
A Avianca Brasil passa por uma crise financeira e teve um prejuízo de R$ 144,6 milhões no segundo trimestre deste ano.
18/12/2018