SÃO PAULO – O plano de recuperação judicial da seguradora de bônus Ambac Financial Group foi aprovado nesta terça-feira por um juiz de Wisconsin.
A empresa, que já foi a segunda maior seguradora de títulos dos EUA, teve problemas quando migrou da área de títulos municipais para garantir os riscos de títulos lastreados em empréstimos imobiliários.
Em novembro do ano passado, a Ambac informou seu pedido de concordata, por meio de um plano pré-combinado com os detentores de dívida sênior ou através dos procedimentos do Capítulo 11 da Lei de Falências americana.
Em março, órgãos reguladores de Wisconsin assumiram alguns dos ativos mais problemáticos da principal subsidiária operacional da empresa, a Ambac Assurance Corp.
Eles temiam que a empresa iria ficar sem dinheiro ao pagar indenizações por políticas relacionadas a operações financeiras arriscadas. Estas incluíam ativos lastreados em títulos hipotecários detidos por grandes bancos de Wall Street, que estavam no cerne da crise financeira nacional.
Há pouco, as ações da companhia tinham avanço de mais de 50% em Wall Street.
Autor: Vanessa Dezem
Fonte: Valor Econômico (25/01/2011)