Criada em 2005, a Nova Lei de Falências, tornou-se também um ótimo meio para empresas de pequeno e médio porte. É o caso do Grupo Monte Castelo que buscou ajuda em escritórios especializados e conseguiu evitar a quebra.
Com a ajuda da Corporate Consulting, consultoria especializada na recuperação e gestão de empresas, a Assembléia de Credores aprovou na primeira convocação o plano de recuperação judicial do Grupo. O tradicional conglomerado gaúcho, sediado em Erechim, teve sua dívida de R$ 10 milhões alongado por 10 anos, incluindo um ano de carência.
A Corporate operacionalizou o plano, bem como é responsável pela reestruturação do Grupo composto pela Metarlúgica Monte Castelo, Indústrias Girardi e Rede de Lojas Casa do Masseiro. Essas companhias atuam na fabricação e venda de máquinas e equipamentos de utilidade doméstica.
De acordo com o sócio-diretor da consultoria, Luiz Alberto Paiva, a empresa depois de algumas alterações no seu modelo de gestão terá condições de retomar o projeto de crescimento e expansão do seu braço varejista. “O objetivo é inaugurar 12 novas lojas da marca Casa do Masseiro através do sistema de franquias até o final do ano”, diz Paiva.
Apesar do médio porte, o Grupo é um dos maiores empregadores da região norte do Rio Grande do Sul. Após anos de má administração, acumulou sérias dificuldades financeiras. Por isso, buscaram ajuda da Corporate Consulting no segundo semestre de 2011. Com a implementação do novo plano, a companhia já conversa com investidores que tem interesse de participar dessa operação de crescimento.
Isso mostra que a recuperação judicial é um importante instrumento para pequenas e médias empresas, ao dar a chance delas se recuperarem e negociarem seus passivos, além de ajudar a manter milhares de trabalhadores ativos nos seus postos.
Fonte: http://www.jornalboavista.com.br (09/05/2012)