O juiz Maurício Povoas, da 5ª Vara Cível da Comarca de Joinville (SC), decretou hoje a falência do grupo Busscar, fabricante de carrocerias para ônibus, conforme informação divulgada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina no fim da tarde.
Na terça-feira, houve uma assembleia geral de credores para votar a aprovação ou não do plano de recuperação judicial feito pela empresa catarinense, em que não houve consenso a favor do plano. Alguns credores foram contrários à recuperação, ficando a decisão final para Povoas.
O grupo Busscar é composto pelas empresas Busscar Ônibus S.A., Bus Car Investimentos e Empreendimentos Ltda, Buscar Comércio Exterior S.A., Lambda Participações e Empreendimentos S.A., Nienpal Empreendimentos e Participações Ltda, TSA Tecnologia S.A, Tecnofibras HVR Automotiva S.A e Climabuss Ltda, todas administradas pelos sócios-diretores Claudio Roberto Nielson e Fabio Luis Nielson.
De acordo com o juiz, a partir de agora, fica proibido qualquer ato de disposição ou oneração de bens da empresa sem autorização judicial. Foi nomeado o Instituto Rainoldo Uessler como administrador judicial da falência.
Povoas determinou o lacre das empresas Busscar Ônibus S.A., Bus Car Investimentos e Empreendimentos Ltda, Buscar Comércio Exterior S.A., Lambda Participações e Empreendimentos S.A., Nienpal Empreendimentos e Participações Ltda.
Autor: Vanessa Jurgenfeld
Fonte: http://www.valor.com.br (27/09/2012)