logotipo TMA Brasil
logotipo TMA Brasil
lupa

TMA Brasil: caminhos da reestruturação e recuperação judicial

TMA Brasil: caminhos da reestruturação e recuperação judicial

Os impactos da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19) atingiram inúmeros setores em muitos aspectos durante 2020. Foi preciso aprender a conciliar as atividades em meio a protocolos de biossegurança, distanciamento social e controle de disseminação da Covid-19. A TMA Brasil fez parte deste grande processo e se reinventou para continuar levando conhecimento, discussões e debates sobre as melhores práticas do mercado de reestruturação e recuperação judicial no Brasil. 

Um bom exemplo é a série TMA Talks, compilação de pequenos vídeos gravados por especialistas sobre temas diversos, que tem como função trazer opiniões sobre matérias importantes do universo da recuperação judicial e Turnaround. Em 16 episódios ao longo do ano, 2320 visualizações foram alcançadas. Graças às iniciativas como essa, 2020 foi finalizado com 87 novos agregados ao atual montante de 662 membros. Considerando que a TMA Brasil também se dedica à equidade entre homens e mulheres no meio jurídico, um dado importante merece destaque: o aumento da participação feminina de 23% para 30% entre as associadas. 

Cursos e eventos promovidos pela TMA Brasil

Mesmo durante esse ano atípico, a TMA Brasil ofereceu sete cursos para o público geral - entre associados e não associados. Ao total, o número de matriculados foi de 270 participantes, em mais de 200 horas e 102 aulas. O que só foi possível graças ao apoio de mais de 50 professores altamente gabaritados, que compartilharam seus conhecimentos e colaboraram com o crescimento e a reciclagem profissional dos alunos. 

Já os eventos, em  consonância aos protocolos de segurança, foram convertidos para o modelo digital. Ao todo, foram disponibilizadas mais de 90 horas de compartilhamento de conhecimento em transmissões ao vivo de assuntos diversos e em todas as redes sociais da TMA Brasil. Com destaque para o Solução em Foco e à Quarta Online. Ambas, sessões de debates desenvolvidas especialmente para esse novo modelo digital e que abordaram a realidade de diversos setores da economia e do mundo jurídico diante da pandemia. Vale ressaltar que todos os eventos mantiveram a possibilidade de interação com os 216 palestrantes que participaram desse momento único. Sempre envolvendo de forma dinâmica o networking. 

A inovação foi levada, inclusive, para o principal evento promovido pela associação. O já reconhecido e maior evento da América Latina de Reestruturação e Recuperação Judicial, o Congresso TMA Brasil. Desta vez, ele ocorreu em uma versão híbrida, com estúdio próprio e em uma plataforma digital. A temática escolhida, Caminhos para a Retomada, teve enfoque em palestras voltadas para temas necessários, mas tomando o cuidado de relacioná-los à realidade imposta pela pandemia. Ao longo de uma semana, dezenas de profissionais, dos mais de 60 painelistas, nacionais e internacionais, ao staff, deram o seu melhor para que as mais de 14 horas de painéis fossem perfeitas.

TMA DIGITAL

Em 2020, a TMA Brasil esteve mais conectada do que nunca. Foram mais de 124 mil visitas ao site, feitas por 95 mil pessoas; 1206 seguidores no Facebook, com mais 41 mil pessoas impactadas. Bem como 2383 seguidores no Instagram e 250 mil pessoas impactadas. No Youtube, foram mais de 650 inscritos, 15 mil visualizações, mais de 5 mil horas assistidas e novos 72 conteúdos, entre eventos e campanhas institucionais. Já o Linkedin alcançou 2715 seguidores e mais 154  mil pessoas impactadas.

Um grande destaque das iniciativas, foram os conteúdos premiums para associados. O primeiro deles, um e-book dividido em dois volumes, intitulado “Recuperação Judicial: as mudanças e os desafios durante e depois da crise de COVID-19” contou com o apoio de diversos profissionais do setor para detalhar os caminhos e desafios sem precedentes que o complexo processo de recuperação judicial percorre frente à realidade imposta pela pandemia. 

Ebook covid vol 01

Programa Nextgen

Durante esse momento, a TMA Brasil também manteve seus investimentos anteriores na nova geração de profissionais de Turnaround do país e por meio do Programa NextGen, 28 jovens atuantes foram mentorados por grandes nomes da área. Assim, puderam expandir e aperfeiçoar seus conhecimentos no tal de 820 horas de exibição dos 5 casos estudados no programa. Os casos estão disponíveis para associados no site da associação.

TMA Entrevista

Por fim, para fechar 2020 com chave de ouro, a TMA Brasil criou um programa de debate rápido, no estilo ping pong, o TMA Entrevista. Nele, a busca é por aprofundar diversos temas, de maneira eficiente e pontual. O programa piloto está disponível no canal do YouTube da associação. 

Para conferir mais dados sobre a associação e a recuperação judicial no país, acesse o anuário 2020 da TMA Brasil!

Anuário

 

Newsletter

Tags

# (1)
#CPR (1)
Case (2)
Coesa (1)
crise (2)
CVC (1)
EUA (1)
Light (5)
MEI (1)
OAS (1)
Outros (27)
Paper (2)
STJ (2)
TJ-SP (1)
TMA (1)
Varejo (2)
Chat on WhatsApp